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Estudantes da região de Campinas são premiados no projeto MPT na Escola

Campinas - Alegria, sorrisos e muita descontração marcaram o evento de premiação do projeto MPT na Escola, que aconteceu na última sexta-feira (25), no auditório da sede do MPT Campinas. Os alunos de escolas públicas que tiveram seus trabalhos eleitos como os melhores da região de Campinas receberam medalhas, troféus e tablets como prêmio. As professoras que orientaram os trabalhos vencedores e os coordenadores do projeto nos Municípios também foram presenteados com um tablet cada um.

Ao longo de todo o ano de 2016 as escolas de 11 Municípios da região de Campinas (Americana, Atibaia, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste e Sumaré) incluíram em sua grade curricular atividades voltadas à conscientização dos estudantes acerca dos males causados pelo trabalho infantil, inserindo o tema também em eventos e datas especiais, e nos encontros de pais e mestres. O MPT na Escola está presente em todo o país, a partir de uma iniciativa do MPT no Ceará, que acontece desde 2008. Os educadores municipais receberam material didático e orientações para desenvolver a temática dentro das salas de aula.

O evento de premiação teve início com a apresentação da companhia de teatro Repara Mundo, com a peça “A pequena vendedora de fósforos”, que abordou de forma lúdica a importância da família, do brincar e do estudar. Em seguida, representantes do núcleo educacional do Hospital do Câncer de Barretos apresentaram a plataforma “Crianças como Parceiras”, uma ferramenta gratuita que será disponibilizada às escolas públicas com o objetivo de ensinar os meios de prevenção de doenças por meio de um estilo de vida saudável. O sistema, já disponível na rede de ensino da cidade de Barretos, se utiliza de brincadeiras e jogos para educar sobre práticas positivas, tais como atividades físicas, proteção solar, alimentação, saúde bucal, autocuidado e dicas ambientais. A plataforma foi desenvolvida a partir de verba de acordo judicial firmado nos autos de uma ação do MPT Campinas. Após a apresentação, as crianças puderam usar o aplicativo a partir de terminais de computador posicionados nos fundos do auditório.

 

 

 

Trabalhos – Cada vencedor teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho no palco do evento, começando pela categoria “música”. Os alunos Maria Vitória Lima dos Santos, Jefferson dos Santos Pinto, Maria Luiza Ap. M. de Oliveira Silva, Alison Brito Ribeiro e Giovana Garbin de Sousa de Ramos, do colégio EMEF Eva Cordula Hauer Vallejo, de Atibaia, colocaram os seus instrumentos musicais e as suas vozes a serviço da arte, tocando a composição “viver, educar e estudar”. As crianças arrancaram aplausos acalorados da plateia.

 

Em seguida, a estudante Mariana Beatriz Constantino, de Mogi Guaçu, leu a peça premiada na categoria “conto”, cujo título é “brincar, estudar e sonhar”, com bastante tranquilidade e desenvoltura. O aluno da EMEF Maria José Cintra dos Santos de Atibaia, Igor Henrique José de Jesus, também foi à frente para ler, de forma tímida e intimista, a poesia vencedora, de sua autoria, chamada “criança não pode trabalhar”. O telão do auditório projetou o “making of” da atividade ganhadora na categoria “pintura”, mostrando um vídeo de todo o processo criativo por trás da tela “infância no encontro de realidades”, produzida pela aluna do EMEIF Rosiris Maria Andreucci Stopa, Pérola Rafaela Barbosa Cardoso. Para finalizar, a plateia pode assistir na íntegra o trabalho vencedor da categoria “curta metragem”, dos alunos da EMEF Adirce Cenedeze Caveanha, de Mogi Guaçu, Emily Nicoly da Silva R. Conti, Gabriel Bongartiner de Souza, Luana Benedy Fernandes e Endrew Ricceto de Sousa.

Os prêmios foram entregues por um grupo de procuradores que acompanhou o evento. Ao final da premiação, a procuradora Marcela Monteiro Dória, coordenadora regional da Coordinfância na 15ª Região, mostrou-se feliz e grata pela participação de todos os Municípios no projeto, ressaltando a importância da conscientização gerada pelo MPT na Escola, no sentido de garantir um futuro melhor às crianças, longe do trabalho infantil, tornando-as multiplicadoras de práticas positivas.  “Ano que vem tem mais”.

   

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