Usina é novamente condenada a encerrar salário por produção no corte manual de cana

Campinas - O Ministério Público do Trabalho obteve a condenação em segunda instância da Usina Pioneiros Bioenergia S/A (Grupo Santa Adélia - Copersucar) à obrigação de não remunerar cortadores manuais de cana-de-açúcar por produtividade e de adotar medidas para preservar a saúde dos trabalhadores em dias de calor, dentre elas, o monitoramento de temperatura nas frentes de trabalho. A acusação foi sustentada pelo procurador Aparício Querino Salomão, em ação da procuradora Guiomar Pessotto Guimarães, de Araçatuba. Cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Imprimir

Entidade que atende pessoas com deficiência inaugura sede construída com verba destinada pelo MPT

Araraquara - Representantes do Ministério Público do Trabalho acompanharam na manhã dessa quinta-feira (20) a inauguração da nova sede do núcleo educacional e ocupacional da Fundação Toque, construída com 95% de recursos destinados pelo MPT. No total, foram revertidos R$ 2.241.320,00 provenientes de cinco acordos feitos com empresas da região de Araraquara. Estavam presentes na cerimônia procuradores, alunos, pais, funcionários e voluntários da entidade.

Imprimir

MPT encontra irregularidades trabalhistas em olarias de Cabreúva

Cabreúva – O Ministério Público do Trabalho realizou em conjunto com o Ministério do Trabalho uma operação de fiscalização das condições de trabalho em olarias na cidade de Cabreúva, na região de Jundiaí (SP), entre os dias 17 e 18 de outubro.  Os procuradores Éverson Rossi e Carolina Marzola Hirata Zedes, além de quatro fiscais do trabalho, visitaram 12 estabelecimentos nos dois dias de diligência, constatando uma série de precariedades nas relações laborais e nas questões envolvendo saúde e segurança do trabalho.

Imprimir

Escolhidos os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola

Campinas – Os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola foram eleitos pelo júri composto pelos procuradores Marcela Dória, Marselha Silvério de Assis Dellian e Ronaldo Lira, com a participação especial do presidente da Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer e Hemopatias (APACC) – um projeto do Instituto Ronald McDonald, Fernando Figueiredo.

Imprimir