Acordo possibilita a destinação de material esportivo para programas voltados aos jovens de Itapetininga
Sorocaba - O Município de Itapetininga receberá nessa sexta-feira (7) um lote de materiais esportivos avaliado em R$ 160 mil, como reversão social de um acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Usina Vista Alegre.
O material será entregue à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga, para ser utilizado nos programas sociais realizados pelo Município, especialmente aqueles voltados a crianças e adolescentes.
Para o procurador Gustavo Rizzo Ricardo, a destinação beneficia uma parcela importante da população, pois viabiliza a realização de programas esportivos de contra turno escolar, dedicados a retirar jovens e crianças de situações de risco social. “Os projetos municipais voltados à cultura e ao esporte são potencialmente uma ferramenta de combate à criminalidade e também ao trabalho infantil irregular”, explica.
As modalidades esportivas beneficiadas são o atletismo, ginástica rítmica, judô, badmington, tênis de mesa, futebol de campo e de salão, handebol, basquetebol, voleibol, vôlei de praia e entre os itens doados estão uniformes, quimonos, raquetes de badmington, bolas de futebol, barreiras para atletismo, entre inúmeros outros.
O acordo com a Vista Alegre, homologado em 2016, prevê o pagamento de R$ 300 mil a entidades, órgãos públicos e campanhas indicadas pelo MPT, além de impor à empresa uma série de obrigações para manter um meio ambiente de trabalho seguro e sadio para os seus trabalhadores.
Processo nº 0012015-11.2015.5.15.0041