MPT e Unicamp celebram acordo de cooperação na área de toxicologia ocupacional
Campinas - O Ministério Público do Trabalho celebrou convênio de cooperação técnico-científico com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de toxicologia ocupacional. A parceria consiste na realização de análises toxicológicas em amostras biológicas humanas e amostras de substâncias coletadas em ambientes de trabalho, que possibilitarão a produção de provas em inquéritos do MPT que tenham como tema a exposição de trabalhadores a contaminantes, substâncias tóxicas e afins.
O convênio foi assinado pelo procurador-chefe do MPT Campinas, Eduardo Luís Amgarten, e pela procuradora Danielle Masseran, além do reitor da Universidade e de representantes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
A cooperação técnico-científica prevê que o Centro de Controle de Intoxicações de Campinas, integrado à FCM Unicamp, colaborará com o MPT realizando as análises laboratoriais toxicológicas nas áreas de saúde ocupacional, medicina do trabalho e saúde do trabalhador, que sejam úteis ao exercício das atividades dos procuradores da instituição. O CCI também assumiu a obrigação de apoiar, dentro de suas possibilidades, as iniciativas de interesse comum para “viabilização e pesquisas pontuais específicas” relacionadas à toxicologia.
O MPT se comprometeu a fornecer as informações de que dispõe para uso em pesquisas acadêmicas na área de toxicologia ocupacional. O termo de cooperação é válido por 60 meses.