Acordo possibilita a doação de equipamentos para a realização de vídeos educativos sobre a NR12
Campinas - O Ministério Público do Trabalho (MPT) doou à Fundacentro equipamentos de edição para a produção de vídeos educativos sobre a Norma Regulamentadora nº 12 – Máquinas e Equipamentos, no módulo ensino à distância (EAD), com verba oriunda de acordo judicial firmado pelos procuradores Ronaldo Lira, de Campinas, e Tatiana Lima Campelo, da PTM de Barueri (SP).
Para Ronaldo Lira, membro da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12 (CNTT-NR12), é necessário investir em saúde e segurança do trabalho, levando mais conhecimento às pessoas ligadas a esta área de atuação, uma vez que há grande deficiência em pesquisa em SST, especialmente na literatura técnica. “A doação foi um reconhecimento ao trabalho realizado pela Fundacentro, uma instituição que perdeu profissionais e necessita de investimentos para desempenhar seu papel”, observa.
Roberto do Valle Giuliano, engenheiro da Fundacentro e representante da instituição na Comissão Nacional Tripartite Temática da NR-12 (CNTT-NR12), conta que o projeto de gravação já havia se iniciado, mas alguns equipamentos apresentaram problemas técnicos, interrompendo a continuidade dos programas.
Além do MPT, outras empresas que fazem parte da CNTT-NR12 também participam do projeto, contribuindo com entrevistas, dicas técnicas, depoimentos e informações sobre a norma que versa sobre segurança em máquinas.
Sobre o curso - O Curso em EAD sobre a Norma Regulamentadora - NR nº 12, relativa a Máquinas e Equipamentos, é um projeto institucional coordenado pelo Serviço de Processos Industriais da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho (SPI/CPT).
Os objetivos do curso estão voltados a aproximar o público de SST da Fundacentro; difundir o conhecimento de segurança de máquinas; oferecer um curso de NR12 em nível nacional e harmonizar e nivelar o entendimento sobre as exigências da NR12 a todos os atores envolvidos (empregadores, trabalhadores, órgãos públicos).
Para que esses objetivos sejam alcançados, o projeto reúne em sua estrutura especialistas da Fundacentro de diversas áreas do conhecimento, constituindo-se em uma ação multidisciplinar. A ferramenta tem como objetivo oferecer aos profissionais do setor de maquinário e equipamentos o conhecimento técnico e o aprofundamento em segurança de máquinas, uma vez que as empresas têm mostrado dificuldades em levantar e implantar as necessárias adequações em seus parques fabris.
O material didático a ser utilizado no curso será composto de vídeos a serem gravados pelo setor de áudio e vídeo da Fundacentro, contendo orientações sobre as medidas de proteção de máquinas estabelecido pela NR12.
Fazem pare do conteúdo programático, temas como: fundamentos de eletricidade; de mecânica, de hidráulica, de pneumática, de componentes eletroeletrônicos, dispositivos de segurança (básico), tópicos do corpo da NR12 e anexos.
O curso EAD tem como público-alvo, empregadores, trabalhadores (técnicos e engenheiros de segurança), estudantes interessados, servidores públicos relacionados a área.
Relação de equipamentos doados
1 Computador Apple Mac Pro
2 Filmadoras Sony
2 Tripés Manfrotto com cabeça hidráulica
4 Refletores/Iluminadores Digilux Technology Corp de 1000 leds
1 Teleprompter Linepro LCD
1 Steady Cam Maxi Grua
8 Cartões SD de 64GB, leitura 300 MB/s, gravação 260 MB/s, SDXC, classe 10, U3.
2 Cartões CFlast 2.0 de 64 GB, leitura 525 MB/s, gravação 450 MB/s.