Evento homenageia servidores do MPT Campinas
Campinas - Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (18), em Campinas, uma cerimônia em homenagem aos servidores da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, em alusão ao Dia do Servidor Público. Aqueles que completaram dez e vinte anos de atividades no ano de 2016 foram contemplados com uma placa comemorativa personalizada, em agradecimento aos serviços prestados à instituição. O evento também contou com duas palestras com operadores do direito, direcionadas a membros e servidores, em comemoração aos 30 anos da PRT-15.
Em seu discurso, o procurador-chefe em exercício, Dimas Moreira da Silva, chamou à frente os dois servidores mais antigos da Casa, Robson Alves Sampaio, há 29 anos servindo o MPT, e Sandra Maria Aranha Ferreira, na ativa há 28 anos, para agradecer a todos os servidores em nome de ambos. “Sempre tive excelentes servidores ao meu lado. Não são apenas aqueles que completam o decênio que merecem as nossas saudações e os nossos agradecimentos, mas todos aqueles que fizeram da 15ª uma Regional diferenciada”, afirmou.
Em seguida, a coordenadora de segundo grau, Adriana Bizarro, entregou a placa de agradecimento à servidora Euphelia Mauro Ferreira, pelos seus 10 anos de MPT. A coordenadora de primeiro grau, Ana Lúcia Ribas Saccani Casarotto, homenageou a servidora Valéria Cristina Vasques, que também completa seu primeiro decênio na instituição.
Também receberão a placa de agradecimento os servidores Célio Roberto Pizzi, Fabíola Basset Figueiredo, Júlia Nogueira Buttignon, Luís Fernando Onorato, Marília Almeida Tavares Di Trani, Marjorie Kato Baggio Maciel, Sandra Pereira, Solange Aparecida Mariz de Carvalho e Zaqueu Tenório de Albuquerque.
30 anos – A Comissão encarregada das comemorações dos 30 anos da PRT-15 propiciou a vinda de dois renomados procuradores à sede da instituição para palestrar sobre temas atinentes à atividade-fim do MPT.
O procurador João Batista Berthier Leite Soares, do MPT no Rio de Janeiro, falou sobre a crise vivenciada pelo direito do trabalho no Brasil, com ênfase nos projetos de lei propostos pelo Congresso Nacional que buscam enfraquecer os direitos garantidos dos trabalhadores. Porém, deu um panorama positivo do futuro e da importância crescente do Ministério Público na observância de tais direitos.
Em seguida, o procurador Edilson Vitorelli Dinis Lima, do MPF em Campinas, falou sobre o “Devido Processo Legal Coletivo”, o resultado de sua tese de doutorado que propõe o redesenho do sistema de tutela coletiva a partir de novas premissas, com o objetivo de assegurar os direitos coletivos litigiosos. O procurador falou de novas classificações dos litígios, de acordo com os impactos efetivamente provocados pelas lesões, com base no exemplo norte-americano.
Boas práticas – Além da premiação por antiguidade, um dos servidores do MPT Campinas foi lembrado pela Procuradoria Geral do Trabalho pela adoção de boas práticas de gestão. No mês de outubro, a PGT realizou uma série de atividades em homenagem ao Dia do Servidor, dentre elas, a premiação do Concurso de Reconhecimento de Boas Práticas, destinado aos servidores que apresentaram soluções inovadoras no sentido de melhorar as rotinas de trabalho e aumentar a produtividade no dia-a-dia.
O servidor Gabriel Soares Moreira, da PRT-15, foi contemplado com o quarto lugar, pela criação de um sistema de gestão e automatização do processo de designação para o exercício acumulativo de ofícios.