Franqueadora da Maple Bear vai recontratar funcionários demitidos da unidade Taquaral, em Campinas
Acordo foi realizado com entidades sindicais em processo de mediação realizado pelo MPT
Campinas (SP) - Uma audiência de mediação realizada na tarde dessa quinta-feira (29/08) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Campinas, acabou em um acordo que beneficiará diretamente os ex-empregados da franquia do colégio Maple Bear, unidade Taquaral, que noticiou o encerramento das suas atividades na semana passada.
As entidades sindicais representativas dos trabalhadores escolares, incluindo professores e pessoal administrativo (Sindicato dos Professores de Campinas e Região e Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Campinas e Região), e a franqueadora da Maple Bear (Maple Canada Education Ltda.) chegaram a uma autocomposição, pela qual os empregados dispensados da unidade Taquaral serão reabsorvidos por outras unidades da Maple Bear, de acordo com as políticas internas da empresa e conforme disponibilidade de vagas das respectivas unidades.
Para isso, novos contratos de trabalho serão celebrados com os trabalhadores até o início o mês de setembro, a fim de que eles possam prestar serviços nos outros estabelecimentos da marca.
Ficou consignado também que os dependentes dos empregados dispensados, que eram bolsistas da unidade Taquaral, continuarão a receber o desconto na mensalidade estudando nas outras escolas da rede Maple Bear durante a conclusão do ano letivo de 2024.
Quanto ao pagamento das verbas trabalhistas, o Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Campinas se comprometeu a reconhecer em juízo os créditos devidos aos trabalhadores, a fim de agilizar o pagamento do passivo trabalhista. Uma nova audiência no processo de mediação foi marcada para o dia 02 de setembro, às 14 horas.
A procuradora do trabalho Carolina Marzola Hirata conduziu a audiência e esteve à frente das negociações com as partes representando o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do MPT.