MPT participa de evento de posse da nova diretoria do Sindimetal Campinas
Procurador-chefe reforçou a importância do movimento sindical e pediu união em face do cenário de desmonte dos direitos sociais
Campinas - O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, Dimas Moreira da Silva, participou na noite dessa segunda-feira (31/8) do evento de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, que aconteceu de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube da entidade.
Além do chefe do MPT da 15ª Região, o evento contou com a participação do desembargador do TRT-15 Jorge Souto Maior, do procurador aposentado Raimundo Simão de Melo, e de uma série de sindicalistas ligados a entidades representativas dos trabalhadores. Além dos convidados que participaram telepresencialmente da cerimônia, organizações sindicais e movimentos sociais de outras regiões do país fizeram sua participação por meio de vídeos. A mediação ficou ao encargo do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Sidalino Orsi Júnior.
Em sua fala, o procurador-chefe destacou seus 24 anos de atuação como procurador do MPT, período em que esteve à frente de grandes investigações, sempre com o apoio dos sindicatos, mas lembrou do difícil momento vivido pelo movimento sindical, equiparando o Sindimetal Campinas a uma das mais importantes entidades de luta pelos direitos dos trabalhadores. “Quando há audiências no Tribunal envolvendo a categoria dos metalúrgicos, o procurador sequer precisa se manifestar. Os diretores desta entidade estão sempre preparados para defender as causas dos trabalhadores os quais ela representa”, afirma.
Dimas lamentou o desmonte do direito do trabalho que, segundo ele, foi quase “aniquilado” por mudanças legislativas. “Confesso que tenho trabalhado com afinco, mas triste, porque estamos perdendo, a cada dia, tudo aquilo que conquistamos com a Constituição de 88”, diz.
O procurador-chefe encerrou a sua participação no evento parabenizando a nova diretoria do sindicato e reforçando o compromisso do MPT com a parceria histórica entre as instituições. “O MPT está ao lado do trabalhador, pela dignidade da pessoa humana e pelos direitos consagrados pela OIT”, finaliza.