MPT participa de cerimônia de posse de novos juízes no TRT-15
Realizada de forma virtual, solenidade contou com a participação do procurador-chefe do MPT Campinas, Dimas Moreira da Silva
Campinas - O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, Dimas Moreira da Silva, participou na tarde desta sexta-feira (28/8), por videoconferência, da cerimônia de posse de quatro novos juízes do trabalho substitutos, habilitados no Concurso de Remoção Nacional, para lotação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Três dos quatro novos magistrados são oriundos do TRT da 14ª Região (RO/AC) e um do TRT-8 (PA/AP). A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube do TRT-15.
A cerimônia foi conduzida pela presidente do TRT-15, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, com a participação do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz César Reinaldo Offa Basile, e do presidente da 3ª Subseção OAB Campinas, Daniel Blikstein.
A presidente, desembargadora Gisela Moraes, destacou o “marco histórico” que a data representa para a Justiça do Trabalho e para o TRT-15, especialmente pela posse dos aprovados no primeiro Concurso Nacional Unificado para ingresso na carreira de magistrados do trabalho, concomitantemente ao Procedimento Unificado de Remoção de Juízes Substitutos, pela primeira vez na forma de videoconferência.
O procurador-chefe do MPT, Dimas Moreira da Silva, ressaltou a importância do diálogo permanente entre a Justiça do Trabalho e o MPT em Campinas, e a atuação fundamental dos magistrados em defesa das garantias dos trabalhadores, num dos “piores momentos do país”, especialmente para a classe pobre, “em que todas as conquistas dos trabalhadores estão sendo retiradas do ordenamento em nome de uma economia liberal”.
O presidente da Amatra XV, juiz César Basile, deu as boas-vindas aos novos juízes da 15ª, segundo ele um tribunal “vanguardista e operoso”, comprovado por seus números de ações, destinações em valores para o combate do coronavírus, número de audiências e julgados, mesmo em meio à turbulência da pandemia. O presidente da OAB local, Daniel Blikstein, cumprimentou os novos magistrados, recebendo-os com “muita alegria e votos de louvor”, lembrando que eles deverão enfrentar desafios próprios de um tribunal gigantesco, mas com “calma e zelo saberão desempenhar bem as suas funções”.
Por fim, o juiz empossado Cleverson Oliveira Alarcon Lima, representando seus colegas, ressaltou os esforços e renúncias que cada um enfrentou nesses anos de magistratura, longe de seus familiares e cidades de origem, e destacou o vazio desse sentimento que os acompanhou paralelamente ao trabalho escolhido. Para o magistrado, essas dificuldades também serviram para transformá-los em pessoas mais fortes, maduras e experientes, capazes de exercer a magistratura com serenidade, para a promoção da justiça”.
Com informações do TRT-15