Escolhidos os vencedores da etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2019
Vinte e quatro municípios participaram da disputa; ganhadores representarão o Estado de São Paulo no prêmio nacional
Campinas - A representação da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) na 15ª Região divulgou, nessa sexta-feira (13), os ganhadores da etapa regional do Prêmio MPT na Escola 2019. Participaram da disputa alunos de Ensino Fundamental de 24 municípios do interior do Estado de São Paulo. Os estudantes concorreram em 5 categorias – melhores contos, curtas-metragens, músicas, desenhos e poesias sobre o combate ao trabalho infantil – divididos em dois grupos – o primeiro, para alunos de 4º e 5º ano e o segundo, para 6º e 7º ano.
O júri que elegeu os melhores trabalhos foi composto pelos procuradores Carolina Marzola Hirata Zedes, Fábio Messias Vieira e Paulo Crestana. Todos os trabalhos apresentados tiveram como tema o fortalecimento da infância, os prejuízos decorrentes do trabalho infantil e a aprendizagem profissional, uma importante ferramenta de formação profissional e proteção ao trabalho do jovem.
A cerimônia de premiação da etapa regional será realizada na sede do MPT Campinas, mas ainda não há data confirmada. Os vencedores participarão da etapa nacional, representando o Estado de São Paulo.
Confira a lista dos vencedores:
4º e 5º anos
CONTO |
Título: Uma ajuda inesperada Escola: E.M. Rosiris Maria Andreucci Stopa Município: Atibaia Alunos: Gerson Lucas Porto Soares e Julia Flavia da Silva Coordenador (a) Municipal do Projeto: Elen Romantini |
CURTA-METRAGEM |
Título: O fim da infância Escola: EMEIEF Prof. José Justino Castilho Alunos: Yasmin Oliveira de Sousa, Lucas Eduardo Silva, Gabriel Rosa Silva, Igor de Barros Alves e Crystopher Sabino de Sousa Coordenador (a) Municipal do Projeto: Ana Paula Beck Zacharias |
DESENHO |
Título: Atlas da Modernidade Escola: EMEIEF Prof. José Justino Castilho Aluno: Alan dos Santos Ferreira Coordenador (a) Municipal do Projeto: Ana Paula Beck Zacharias |
MÚSICA |
Título: Vamos fazer valer! Escola: E.M. Rosiris Maria Andreucci Stopa Alunos: Bianca de Fátima Rosa Borges, Gabriel Lucas Costa de Oliveira, Julia Flávia da Silva, Maria Eduarda Maia Marques e Pedro Henrique Silva Santos Coordenador (a) Municipal do Projeto: Elen Romantini |
POESIA |
Título: Trabalho no semáforo Escola: EMEF Ivone Aparecida Gomes Palumbo Aluna: Ana Júlia de Faria Soares Coordenador (a) Municipal do Projeto: Giane Cristina Brassoloto Correia |
6º e 7º anos
CONTO |
Título: Sonhos adiados Escola: EMEB Basílio Consoline Aluno: João Carlos Silva de Araújo Coordenador (a) Municipal do Projeto: Roseli Merli Martins |
CURTA-METRAGEM |
Título: Resgate a infância Escola: EMEB Prof. Erotides de Campos Alunos: Ana Júlia Fernandes, Diego Marques de Oliveira, Franciele da Silva Cruzatto, Kauã Daniel Petrocelli e Lorena Karolyne Barbosa. Coordenador (a) Municipal do Projeto: Andréa Aparecida Thomé Sartori Link: https://www.youtube.com/watch?v=pu5pSAYg-CA&feature=youtu.be |
DESENHO |
Título: Proibido trabalho infantil Escola: EMEF Nilvana de Lourdes Rocha Oliveira Aluna: Miriã Matos Rocha Coordenador (a) Municipal do Projeto: Giane Cristina Brassoloto Correia |
MÚSICA |
Título: Cada um tem o seu tempo: respeite a legislação Escola: EMEB José Pedro Mariotti Alunos: Raiane Roberta Cristiane Guedes, Jullya Beatriz Barusi, Heloisa Matias Souza, Robert Maciel da Silva e Emilly Ferreira dos Santos. Coordenador (a) Municipal do Projeto: Andréa Aparecida Thomé Sartori Link: https://www.youtube.com/watch?v=mcWyWpWzLFw&feature=youtu.be |
POESIA |
Título: Eu quero uma infância digna Escola: EMEF João Ruffino Aluna: Gisele Bastos de Oliveira Coordenador (a) Municipal do Projeto: Giane Cristina Brassoloto Correia |
Sobre o projeto - O MPT na Escola é um projeto criado pela Coordifância para incentivar o entendimento de pais e alunos da rede pública de ensino acerca da proibição do trabalho de crianças e adolescentes, e torná-los replicadores da causa. Para isso, o envolvimento da escola, por meio de sua diretoria e de seu corpo docente, mostra-se essencial na transmissão da mensagem, sempre apoiados por treinamentos e material didático desenvolvidos especialmente para este fim, fornecidos pelo MPT.
Nas escolas, os educadores apresentam o conceito de trabalho infantil, as formas de proibição e as normas protetivas da criança e do adolescente. Os alunos também aprendem que é proibido o trabalho antes dos 16 anos fora do sistema de aprendizagem, o trabalho noturno, insalubre, perigoso e aqueles contidos no decreto federal nº 6.481/08, que lista as piores formas de trabalho infantil. O conhecimento adquirido é transmitido pelas crianças e adolescentes por meio de trabalhos culturais. Os melhores são premiados em etapas regionais e nacionais.