Iniciativa capacita agentes dos CERESTs para atuação na área de saúde do trabalhador
Formação tem como objetivo fortalecer a atuação na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho
Campinas - Uma das metas institucionais do Ministério Público do Trabalho é fortalecer as parcerias com órgãos públicos de grande relevância para que, atuando em conjunto, garantam o trabalho decente nos ambientes laborais. Foi pensando nisso que procuradores de Campinas (SP) instauraram um procedimento promocional (PROMO) para capacitar as vigilâncias sanitárias municipais e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) para atuarem em relação à saúde do trabalhador.
Na última sexta-feira (12), agentes de CERESTs de diversos municípios do estado de São Paulo se reuniram no auditório da sede do MPT em Campinas, com o objetivo de compreender o trabalho para prevenir acidentes e agravos, tendo como primeiro tema a ergonomia no meio ambiente laboral. Participaram representantes das cidades de Amparo, Araraquara, Avaré, Botucatu, Campinas, Indaiatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Piracicaba, Registro, Bebedouro, Rio Claro e São João da Boa Vista.
O primeiro módulo da capacitação tem como objetos específicos os conteúdos relacionados a doenças ocupacionais (LER/Dort), saúde mental e acidentes de trabalho. O segundo módulo discutirá a vigilância epidemiológica e as metodologias de intervenção. A programação prevê encontros periódicos até junho de 2019.
No decorrer das atividades, as instituições devem discutir o estabelecimento de fluxos de trabalho visando a melhor organização das demandas entre MPT e CERESTs, uma maior integração entre os órgãos e o aprimoramento das atuações no meio ambiente de trabalho.
O PROMO é conduzido pelos procuradores Paulo Crestana e Mario Antonio Gomes.