Corregedoria Nacional do MP realiza visita preparatória para correição-geral no interior de São Paulo
Pela primeira vez, o Ministério Público do interior de São Paulo recebe correição-geral realizada por equipe do CNMP
Campinas – No período de 18 a 20 de março, uma equipe da Corregedoria Nacional do Ministério Público realizou, na cidade de Campinas-SP, a visita preparatória para a correição-geral que ocorrerá de 6 a 10 de maio no interior do Estado de São Paulo. O objetivo da visita foi colher informações e apresentar o plano de execução das atividades a respeito da logística necessária para a realização da correição.
Para realizar a visita preparatória, estiveram na sede do MPT-Campinas o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do MP, Rinaldo Reis, acompanhado do coordenador de Correições e Inspeções, Cesar Kluge, e do assessor da Corregedoria Nacional Eduardo Futemma Ushikoshi.
Estiveram presentes na primeira reunião preparatória a procuradora-chefe do MPT-Campinas, Maria Stela Guimarães De Martin; a vice-procuradora-chefe do MPT-Campinas, Adriana Bizarro; o procurador-chefe do MPF-SP, Thiago Lacerda Nobre; o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; a corregedora-auxiliar do MPF-SP, Stella Fátima Scampini; a corregedora-geral do MP-SP, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional do MP-SP, Paulo Sérgio de Oliveira Costa; o coordenador de Assuntos Estratégicos do MP-SP, José Carlos Cosenzo; os promotores-assessores da Corregedoria-Geral do MP-SP, Nathalie Kiste Malveiro e Sérgio de Passos Simas; e o procurador da PRM-Campinas, Ricardo Perin Nardi.
Segundo Cesar Kluge, a visita prévia é essencial, uma vez que a correição é sempre muito complexa e envolve uma série de aspectos procedimentais, incluindo planejamento.
“A visita preparatória tem como finalidade organizar e planejar as atividades que serão executadas na semana da correição. Vamos orientar para que o processo correicional gere o menor impacto possível no funcionamento das unidades, de forma que haja adequações para a manutenção de audiências e atendimentos inadiáveis. Essa é a primeira vez que o CNMP vem para o interior do Estado de São Paulo desde que o ciclo de correições se iniciou, em 2009, e este fato é muito significativo para a Corregedoria Nacional”, pontua Kluge.
Em maio, na correição-geral, uma equipe composta por membros e servidores do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fará a verificação do funcionamento dos serviços prestados no interior paulista pelo Ministério Público do Estado (MP/SP) e pelo Ministério Público da União (Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho), nas cidades de Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba.
Foto: Ascom MP-SP