Livro e seminário discutem a responsabilidade socioambiental dos bancos
São Paulo – Na última terça-feira (16) aconteceu em São Paulo o evento de lançamento do livro “A Responsabilidade Social das Instituições Financeiras e a Garantia dos Direitos Humanos”, publicado pela editora Fórum, nas dependências do Bourbon Convention Ibirapuera Hotel.
A obra doutrinária, que tem como objetivo discutir questões ligadas à responsabilidade das instituições financeiras no âmbito social (incluindo questões trabalhistas e de direitos humanos) e ambiental, foi organizada em parceria pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), e tem como organizadores os procuradores do trabalho Rafael de Araújo Gomes e Lorena Vasconcelos Porto, e as juristas Rúbia Zanotelli de Alvarenga e Thaís Dumêt Faria, ambas especializadas em direitos humanos e princípios e direitos fundamentais no trabalho. O livro resulta das atividades de um grupo de trabalho da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE).
“A importância e a necessidade do agir socialmente responsável são sentidos no setor financeiro. Esse é o setor do mercado em que mais se identifica a necessidade de observância de padrões de comportamento responsáveis e sustentáveis, dada a sua proeminência na economia. Isso ocorre não apenas em razão das constantes necessidades de financiamento experimentadas por qualquer empreendimento econômico, mas pelo fenômeno crescente da “financeirização” da economia mundial, que faz com que praticamente todas as principais atividades produtivas possuam participação, direta ou indireta, de instituições financeiras”, explica Rafael de Araújo Gomes.
Alguns temas-chave abordados no livro, como a observância dos direitos humanos pelos bancos, o papel da legislação voltada à responsabilidade socioambiental e os deveres das instituições à luz da função social do contrato, foram apresentados no evento por meio de palestras do chefe da Divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Rodrigo Pereira Porto, do procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul, Alexandre Lima Raslan, e da diretora de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas, Joana Nabuco.
A obra foi disponibilizada gratuitamente no sítio eletrônico do MPT, e pode ser acessada aqui. Com prefácio do presidente da Anamatra, Guilherme Guimarães Feliciano, o livro tem como autores Raimundo Simão de Melo, Alexandre Lima Raslan, Rodrigo Pedreira Porto, Jean Rodrigues Benevides, José Maximiano de Mello Jacinto, Afonso de Paula Pinheiro Rocha, Ludiana Carla Braga Façanha Rocha, Caio Borges, Joana Nabuco, Rachel Davis, Thaís Dumêt Faria, José Cláudio Monteiro de Brito Filho, Lorena Vasconcelos Porto e Alessandra Cardoso.
Também participaram do evento a coordenadora nacional da CONAETE, Catarina von Zuben, a presidente da AMATRA XV e representante da Anamatra, Patrícia Maeda, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF/CUT), Juvândia Moreira Leite, e o assessor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Federação Nacional dos Bancos (FEBRABAN), Heliomar Santos Junior.
Exemplares do livro (versão impressa) foram distribuídos, gratuitamente, a todos os participantes do evento.