Unimep se compromete a pagar verbas salariais de professores e funcionários
Campinas - Em audiência realizada na manhã dessa quarta-feira (07), o Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), mantenedor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) perante o Ministério Público do Trabalho, se comprometendo a efetuar o pagamento integral do salário, até o 5º dia útil de cada mês, e também do 13º salário de todos os seus empregados, no prazo imediato.
No prazo de 90 dias, o IEP deve recolher os valores devidos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores, além de fornecer cesta básica e pagar o vale-alimentação no prazo estipulado em norma coletiva. O TAC foi proposto pela procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck.
Caso descumpra o TAC, o IEP pagará multa de R$50 mil por item, além de multa diária de R$ 1 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Participaram da audiência representantes do Instituto e da Igreja Metodista.
Em 2017, funcionários e professores da Unimep denunciaram ao MPT o atraso recorrente dos salários, o não recolhimento do FGTS e a precarização do ambiente de trabalho. Diversas audiências foram realizadas com o objetivo de sanar a grave situação financeira e administrativa pela qual passa a Universidade, inclusive com a assinatura de TAC, em setembro do ano passado, que previa o fornecimento de materiais mínimos necessários ao desempenho do trabalho.