• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Não categorizado
  • Escolas do interior de São Paulo ganham destaque na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola

  • banner-calendario
  • Banner Nupia
  • Banner mudanca telefones PRT15
  • Banner Alerta Fraude
  • Chamamento cadastro entidades
  • Banner Escala de Plantao
  • Certidao Negativa

Escolas do interior de São Paulo ganham destaque na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola

Aluna de Divinolândia foi a ganhadora na categoria conto; estudante de Itatiba ficou com a segunda colocação na categoria desenho

Brasília (DF) - Na cerimônia de premiação da Etapa Nacional do Projeto MPT na Escola, realizada virtualmente no dia 01 de dezembro, as escolas EMEB Euclides da Cunha, de Divinolândia (SP), e EMEB profª Rosa Scavone, de Itatiba (SP), ficaram respectivamente, em primeiro e segundo lugar nas categorias conto e desenho (alunos de 6º e 7º anos).

Foram premiados a estudante Lavínya de Mello Ramos, de Divinolândia (1º lugar – conto), e o aluno Henzo da Silva Pereira, de Itatiba (2º lugar – desenho). Eles também foram os grandes vencedores da Etapa Estadual.

O Prêmio MPT na Escola é uma ação do Resgate a Infância – Eixo Educação, que reflete a prioridade do MPT em levar para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, debates sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a prevenção e a erradicação do trabalho infantil e a proteção aos trabalhadores adolescentes. Para isso, o MPT fornece capacitação e material didático às Secretarias de Educação e promove um concurso cultural que tem como tema o trabalho infantil e a aprendizagem profissional. Nesta edição do Prêmio MPT na Escola participaram 20 unidades da Federação, em um total de mais de 300 mil estudantes beneficiados.

Durante a cerimônia de premiação, alunos demonstraram entusiasmo ao apresentarem seus trabalhos de conto, poesia, desenho e música. Além disso, inspirados pelas autoridades participantes, chamaram atenção ao fazer a autodescrição antes de manifestarem, para a melhor compreensão das pessoas com deficiência visual que acompanhavam a premiação – uma prioridade nos eventos do MPT.

Em seu discurso, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima, enfatizou que o MPT tem o dever de estar junto com a comunidade escolar para mostrar que a educação transforma vidas. “A propalada opção entre trabalhar ou roubar não cabe em qualquer pensamento lógico; a criança e o adolescente têm que ter a opção de estudar, de ter lazer. E a educação para todos é uma oportunidade para construirmos um mundo mais justo, mais solidário, valorizando alunos, crianças e adolescentes, professores da rede pública de ensino, com foco na formação de pessoas, de seres humanos. Como bem diz a Nobel da Paz Malala Yousafzai: ‘Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo’”, disse o PGT.

A coordenadora Nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, destacou que o Prêmio MPT na Escola é uma construção coletiva, um trabalho feito a muitas mãos, articulado pelo MPT com as secretarias de Educação, com educadores, estudantes, jurados e outros atores. Além disso, agradeceu aos coordenadores regionais da Coordinfância, sem os quais, segundo ela, a Coordenadoria não conseguiria atingir seus objetivos, e à comunidade escolar, pela parceria com o MPT na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Participaram também do evento o ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro; o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Luis Antonio Colussi; a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), Eliane Araque; a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva; a auditora fiscal do Trabalho Érika Medina; a coordenadora do Programa de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Maria Cláudia Falcão; a secretária do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), que representou o Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil (Fnpeti), Elvira Cosendey; a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina, do Município de Imbé (RS), Sabrina Ramos Cândido; e o membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente no DF e integrante da Comissão Julgadora Nacional do Prêmio MPT na Escola 2022, Andrey Felype Nascimento da Silva.

VEJA, ABAIXO, A RELAÇÃO DOS VENCEDORES

Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental


Categoria CONTO

1° LUGAR - PRT 4 – Município de Tramandaí/RS (E.M.E.F. General Luiz Dêntice/estudante: Valentina Mendes Fraga Alves)

2º LUGAR - PRT 7 – Município de Morada Nova/CE (E.E.B. Professora Joana Paula de Morais/estudante: Olívia Anastácio Vieira)

3º LUGAR - PRT 24 – Município de Corumbá/MS (E.M.E.I. Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Fernanda Sestari da Silva)


Categoria DESENHO

1° LUGAR - PRT 4 – Município de Imbé/RS (E.M.E.F. Estado de Santa Catarina/estudante: Antony Oliveira de Borba)

2º LUGAR - PRT 1 – Município de Itaperuna/RJ (Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva/estudante: Brenda de Souza Belo)

3º LUGAR - PRT 9 – Município de Pinhais/PR (Escola Municipal Frei Egídio Carloto/estudantes: Isabela Henrique Bernardo e Lucas Gabriel Carvalho da Silva)

Categoria MÚSICA

1° LUGAR - PRT 8 – Município de Juruti/PA (EMEF Zelinda Souza Guimarães/estudante: Victor Emanuell Diniz Guidão)

2º LUGAR - PRT 19 – Município de Maceió/AL (Escola Municipal Pedro Suruagy/estudantes: Ariel Vieira dos Santos, Débora Rodrigues dos Santos e William Guilherme da Silva Ferreira)

3º LUGAR - PRT 7 – Município de Itaiçaba/CE (Escola de Ensino Fundamental Dom Aureliano Matos/estudante: Iasmim da Silva Marinho)

3º LUGAR - PRT 9 – Município de Assis Chateaubriand/PR (Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado/estudantes: Beatriz de Oliveira Aguiar, Isadora Gabrielly Targa Souza e Agatha Fernanda da Silva)

Categoria POESIA

1° LUGAR - PRT 14 – Município de Sena Madureira/AC (Escola Raimundo Magalhães/estudante: Luiara Souza do Nascimento)

2º LUGAR - PRT 11 – Município de Manaus/AM (Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Adonai Politi/estudante: Tassiara Kamilly da Silva Lucas)

3º LUGAR - PRT 4 – Município de Esteio/RS (EMEB Luiza Silvestre de Fraga/estudante: Alice Costa Lemos)


Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental

Categoria CONTO

1° LUGAR - PRT 15 – Município de Divinolândia/SP (EMEB Euclides da Cunha/estudante: Lavínya de Mello Ramos)

2º LUGAR - PRT 17 – Município de Cariacica/ES (EMEF Stelida dias/estudante: Sophia Santos Bessa Alves)

3º LUGAR - PRT 19 – Município de Campo Alegre/AL (Escola Municipal de Educação Básica Professora Zenobia Ferreira da Silva/estudante: Lavignia Vitória da Conceição Santos)

Categoria DESENHO

1° LUGAR - PRT 19 – Município de União dos Palmares/AL (Escola Municipal Manoel Rosa da Paz/estudante: Izequiela Noemi dos Santos)

2º LUGAR - PRT 15 – Município de Itatiba/SP (EMEB profª Rosa Scavone/estudante: Henzo da Silva Pereira)

3º LUGAR - PRT 1 – Município de Rio de Janeiro/RJ (Escola Municipal 05.15.026 Paraguai/estudante: Sofia Velloso Gomes)

Categoria MÚSICA

1° LUGAR - PRT 7 – Município de Fortim/CE (E.E.F. Comunitária da Barra/estudante: Elaine dos Santos Lima)

2º LUGAR - PRT 23 – Município de Nova Mutum/MT (Escola Municipal do Campo Jorge Carlos Ferreira/estudante: Maria Fernanda Gonçalves Ribeiro)

3º LUGAR - PRT 5 – Município de Juazeiro/BA (Escola Municipal de Pontal/estudantes: Arthur Leoncio Lôla e Daniel Leoncio Lôla)

Categoria POESIA

1° LUGAR - PRT 13 – Município de Cajazeiras/PB (E.M.E.F.E.F. Carolino de Souza Neto/estudante: Maria Vitória de Abreu Marinho)

2º LUGAR - PRT 24 – Município de Corumbá/MS (Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues/estudante: Gilson Miguel Vieira Ozório)

3º LUGAR - PRT 7 – Município de Aracati/CE (EEF Centro Educacional Raízes e Asas/estudante: Radassa Vitalino Mendes)

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • Portal de Direitos Coletivos