MPT tenta mediação entre LG e Sindicato dos Metalúrgicos em Taubaté (SP)
Audiência está agendada para a próxima terça-feira, 20
São José dos Campos – O Ministério Público do Trabalho notificou hoje, 16, a LG Eletronics do Brasil Ltda e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico, Siderúrgicas, Automobilísticas e de Autopeças de Taubaté, Tremembé e Distritos - Sindmetau para audiência de mediação entre as partes, para tratar do encerramento total das atividades de produção da indústria na planta de Taubaté. A audiência ficou agendada para a tarde da próxima terça-feira, 20.
O pedido de mediação ao MPT foi feito pelo Sindmetau que reivindica o reconhecimento, por parte da LG, de doença ocupacional de vinte e dois funcionários. Segundo a entidade sindical, a empresa sul coreana reconheceu a estabilidade dos funcionários por doença ocupacional apenas nos casos com reintegração feita via judicial, não sendo considerados estáveis os demais funcionários portadores de doenças reconhecidas pelo INSS.
O procedimento administrativo de mediação foi instaurado na Procuradoria do Trabalho no Município de São José dos Campos, unidade responsável pelo atendimento no Vale do Paraíba. Espera-se que após a audiência de mediação, as partes acordem quanto ao amparo aos profissionais lesionados.