Evento debate o futuro do movimento sindical
Grandes nomes do direito do trabalho e do movimento sindical se reúnem para discutir os “Desafios Atuais e a Reinvenção do Movimento Sindical”, onde serão abordados temas como o financiamento sindical, a negociação coletiva em tempos de crise e a autonomia das entidades, entre outros
Campinas - No próximo dia 07 de maio, a partir das 09:00, a Escola Judicial do TRT da 15ª Região (EJUD-15), a Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (PRT-15) e o Fórum de Promoção da Liberdade Sindical da 15ª Região (FPLS-15) realizarão o evento “Desafios Atuais e a Reinvenção do Movimento Sindical”, com a participação de grandes nomes dos meios sindical e do direito do trabalho. O evento será transmitido pelo canal do FPLS-15 no YouTube (youtube.com/fpls15), pelo perfil do Fórum no Facebook e, simultaneamente, pelo canal da Escola Judicial do TRT-15 no YouTube (youtube.com/escolajudicialtrt15).
O objetivo do evento, segundo os seus organizadores, é travar discussões que coloquem em perspectiva o futuro do mundo sindical, bem como a própria manutenção das entidades representativas dos trabalhadores, em face das mudanças legislativas e outras decorrentes do contexto de crise política e econômica, que estão obrigando os sindicatos a se reinventarem.
O evento contará, em sua mesa de abertura, com a presença do procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, juntamente com a presidente do TRT-15, Amarylis V. Oliveira Gulla, com o desembargador e diretor da Escola Judicial do TRT-15, João Batista Martins César, e do presidente da UGT/SP, Amauri Mortágua.
Serão realizados 4 painéis expositivos e de discussão, com os seguintes temas: “Formação Histórica do Movimento Sindical” (9:30), “Liberdade e Autonomia Sindical” (10:30), “Financiamento Sindical” (14:00) e “Negociação Coletiva em Tempos de Crise” (15:30). Participarão dos painéis representantes de Centrais Sindicais e outras entidades representativas, procuradores, juízes e acadêmicos. O ministro do TST Maurício Godinho Delgado participará de um dos painéis.
PROGRAMAÇÃO:
9h – Abertura
9h30 – Painel 1 - “Formação Histórica do Movimento Sindical”. Presidente de mesa: Miguel Torres (presidente da Força Sindical). Palestrantes: Manoel C. Toledo Filho (desembargador do TRT15); Maurício César Arese (professor da Universidad de Córdoba); Lorena Vasconcelos Porto (procuradora MPT/SP).
10h30 – Painel 2 - “Liberdade e Autonomia Sindical”. Presidente de mesa: Renata Nunes Fonseca Stehling (procuradora do MPT Campinas). Palestrantes: Andréia Galvão (professora da UNICAMP); Carla Tereza Romar (professora da PUC/SP e perita da OIT); Márcia R.G. Viana (diretora executiva da CUT/SP).
11h30 – Debates
14h00 – Painel 3 - “Financiamento Sindical”. Presidente de mesa: Fernando da Silva Borges (desembargador do TRT-15). Palestrantes: Raimundo Simão de Melo (professor do Mestrado da UDF/DF e procurador aposentado); Teresa Asta Gemignani (desembargadora do TRT-15); Ivo Dall´Acqua Júnior (representante da CNC); Antônio Fernandes Neto (representante da CSB.
15h30 – Painel 4 - “Negociação Coletiva em Tempos de Crise”. Presidente de mesa: Francisco A. da Motta Peixoto Giordani (desembargador do TRT-15). Palestrantes: Fausto Augusto Júnior (diretor técnico do DIEESE); Maurício Godinho Delgado (ministro do TST); Luiz Carlos Motta (deputado federal e vice-presidente da UGT).
16h30 - Debates