MPT participa da cerimônia de posse da nova direção do TRT-15
Evento híbrido contou com participantes de forma presencial e virtual; nova presidente é a terceira mulher a ocupar o cargo na Corte de Campinas
Campinas - Na tarde dessa quarta-feira (09/12), tomaram posse os membros da nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em cerimônia híbrida (presencial e virtual), tendo a presença física do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Dimas Moreira da Silva. A direção para o biênio 2020-2022 terá à sua frente a desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, a terceira mulher a dirigir a Corte. O evento também foi transmitido ao vivo pelo YouTube do TRT-15.
Em seu discurso, Dimas saudou a nova presidente, destacando a grande responsabilidade exigida pelo novo cargo e a imperiosa necessidade de ouvir seus pares, além de se manter uma “vida pública e privada honrada e correta”. O procurador também ressaltou o espírito vanguardista do TRT-15, um “tribunal combativo e sério”, e a importância de se preservar o “respeito da população por seus magistrados e procuradores”, especialmente em tempos de problemas na condução de políticas de saúde pública, de combate ao racismo e na distribuição de renda pela administração pública.
Com a colaboração ativa e compartilhada de todos os membros da nova administração, Ana Amarylis ressaltou que sua gestão vai priorizar a interlocução com todos os desembargadores, juízes, servidores, associações (Amatra XV e Sindiquinze), MPT e OAB, em benefício da coletividade e dos interesses dos cidadãos. “Esta será a gestão voltada ao fomento de projetos para a otimização da jurisdição, com a adoção de novas ferramentas eletrônicas capazes de dar a resposta célere e efetiva a uma sociedade atingida brutalmente pelos efeitos deletérios da crise sanitária sem precedentes na história recente e que vem deixando mazelas que exigem de cada um de nós espírito público e postura de protagonismo na busca de soluções que permitam a normalidade das atividades jurisdicionais sem, em momento algum, descurar da saúde e integridade física de todos”, disse.
Tomaram posse in loco os desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani na Vice-Presidência Judicial do TRT-15, Ana Paula Pellegrina Lockmann na Corregedoria Regional, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza na Vice-Corregedoria Regional, Ricardo Regis Laraia na Vice-Diretoria da Escola Judicial e Helcio Dantas Lobo Junior na Ouvidoria. Os desembargadores Fábio Grasselli, João Batista Martins César e Antonia Regina Tancini Pestana foram empossados de forma virtual nos cargos de vice-presidente administrativo, diretor da EJud15 e vice-ouvidor, respectivamente. Os novos dirigentes foram eleitos no dia primeiro de outubro deste ano, em sessão administrativa do Tribunal Pleno.
Em observância às normas de segurança impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento restrito, marcado pelo uso de máscaras de proteção e sem os tradicionais cumprimentos, teve na composição presencial da mesa de honra a presidente do TRT da 15ª Região no biênio 2018-2020, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes; a desembargadora do TRT da 1ª Região (RJ), Dalva Amélia de Oliveira; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva, também representando o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; e o presidente da Subseção de Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Daniel Blikstein.
Em sala virtual participaram da solenidade a cúpula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CST), composta pelos ministros Maria Cristina Irigoyen Peduzzi (presidente), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho (vice-presidente) e Aloysio Corrêa da Veiga (corregedor-geral da Justiça do Trabalho). Também prestigiaram a cerimônia de forma telepresencial os ministros do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, Alexandre de Souza Agra Belmonte, Cláudio Mascarenhas Brandão, Douglas Alencar Rodrigues e Luiz José Dezena da Silva. Ainda acompanharam telepresencialmente a solenidade o ex-ministro Almir Pazzianotto, o presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Leonardo José Videres Trajano, vice-presidente e corregedor do TRT da 13ª Região (PB), a presidente da Associação Nacional dos Magistrados (Anamatra), juíza Noêmia Garcia Porto, entre outras autoridades e presidentes de regionais trabalhistas. O evento teve quase duas mil visualizações no Youtube.
Com informações e fotos do TRT-15