Evento virtual do MPT, Afropresença promove a inclusão de jovens negros e negras no mercado do trabalho
Os candidatos poderão cadastrar os currículos durante o evento
São Paulo - O Ministério Público do Trabalho em São Paulo em conjunto com o Pacto Global da ONU realiza o evento Afropresença para discutir e promover a inclusão de jovens negros e negras no mercado do trabalho. O encontro virtual acontecerá entre os dias 30 de setembro, 01 e 02 de outubro, das 9h às 21h e é gratuito.
Durante o evento, os participantes terão acesso a oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, agências de publicidade, escritórios de advocacia e empresas. Ao todo, serão 70 painéis, 60 reuniões com MPT e 70 empresas envolvidas. Os participantes terão acesso a vagas de trabalho, inclusive no interior de São Paulo, e poderão compartilhar currículos, que serão enviados às empresas.
A população negra representa mais de 55,9% da população brasileira, entretanto, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ethos em 2016, apenas 4,7% dos cargos de executivos são ocupados por negros nas 500 maiores empresas do país.
“A participação dos jovens negros e negras em cursos de excelência não reflete na participação no mercado de trabalho. Dessa forma, entendemos que os processos seletivos no campo profissional precisam ser revisitados. Todas as lógicas excludentes, de forma expressa ou implícita, precisam ser identificadas e eliminadas”, ressalta procuradora do Trabalho e coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT, Valdirene Assis.
O evento será dividido em três pilares. No primeiro, “Sociedade em debate”, serão discutidas as problemáticas de representatividade da população negra. Em seguida, o pilar “Mercado em debate” buscará entender e conhecer a representatividade de profissionais negros em diversas áreas de atuação, assim como a presença na universidade. O pilar “Carreira em debate” irá tratar das escolhas profissionais, processos seletivos, entre outros temas.
Programação:
30/09: Serão abordados os temas de racismo estrutural empresarial, universidade e inclusão, escolha profissional e ferramentas de autoconhecimento, jornalismo, marketing, artes cênicas, educação física, relações internacionais, economia, farmácia, ciência, combate ao racismo no futebol e impacto da crise do COVID-19 para população negra, letramento racial, entre outros;
01/10: Serão abordados os temas de: advocacia, turismo, moda, gastronomia, mercado de luxo, indústria química, telecomunicações, tecnologias, mitos e verdades em processos seletivos, religiosidade sob a perspectiva negra, como usar o Linkedin, políticas de ações afirmativas, entre outros.
02/10: Serão abordados os temas de: saúde, expoentes negros na medicina, veterinária, engenharia e construção, arquitetura e urbanismo, agronegócio, meio ambiente, RH, indústria automobilística, igualdade de oportunidades e estratégias para combater o racismo institucional, LGBTQI+ sob a perspectiva negra e um show de encerramento.
Inscrições em: http://www.afropresenca.com.br/