NEPO/Unicamp lança livro “Migrações Internacionais e a pandemia de COVID-19”
O livro é coordenado pela professora Rosana Baeninger (NEPO/UNICAMP) e pelos professores Luís Renato Vedovato (UNICAMP) e Shailen Nandy (Universidade de Cardiff), tendo a participação de membros do MPT
Campinas - Nesta sexta-feira, 31 de julho, o Observatório das Migrações de São Paulo e o Núcleo de Estudos Populacionais Elza Berquó da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/Unicamp), com apoio institucional do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de outras instituições, lançam o livro Migrações Internacionais e a pandemia de COVID-19.
A publicação busca trazer um espaço de debate com o foco nas migrações internacionais e a trágica pandemia de COVID-19. Reflete o esforço de compreensão e análise do fenômeno migratório diante de um cenário - ainda em movimento - de pandemia. As contribuições evidenciam os desafios e ações das instituições diante da pandemia, os novos cenários da (i)mobilidade da população, o controle das fronteiras, o aumento da xenofobia frente a imigrantes e refugiados, os contextos internacionais, nacionais e locais e as consequências de um mundo pandêmico para os movimentos migratórios.
As contribuições ressaltam também a necessidade da garantia da proteção de direitos humanos e sociais para imigrantes e refugiados neste momento de crise sanitária. A produção da obra também contou com parcerias com autoras e autores, bem como com instituições e organizações como MPT, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de Cardiff, Fundo de População da ONU (UNFPA Brasil), Missão Paz e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
Pelo MPT, a obra tem a participação da procuradora Catarina von Zuben na organização, além de textos das procuradoras Christiane Nogueira e Tatiana Bivar, e dos procuradores Gustavo Accioly e Silvio Beltramelli Neto. A coordenação ficou por conta dos professores Rosana Baeninger (NEPO/Unicamp), Luis Renato Vodovato (UNICAMP) e Shailen Nandy (Universidade de Cardiff).
Clique aqui para acessar o livro.