Parceria leva capacitação profissional a internos da Fundação Casa em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto - Uma parceria do Ministério Público do Trabalho com o Senai possibilitará a capacitação profissional de adolescentes internos da Fundação Casa de Ribeirão Preto, unidade Cândido Portinari, nos cursos de Eletricista Automotivo e Mecânico de Climatização Automotiva. Para levar o treinamento até o centro socioeducativo foi montada uma unidade móvel climatizada que permanecerá no local por dois meses (Escola Móvel).

Os cursos têm duração de 160 horas e acontecerão em dois períodos, das 13h00 às 17h00 e das 17h00 às 21h00. O Senai também disponibilizou bolsas de estudo para os pais dos internos e para servidores da Fundação Casa.

Segundo a procuradora do Trabalho Regina Duarte da Silva, a medida socioeducativa tem como objetivo inserir no mercado de trabalho de forma mais eficaz os adolescentes autores de ato infracional, de forma que haja, de fato, uma ressocialização ativa.  “Esses adolescentes enfrentam um estigma pelo seu envolvimento com a criminalidade. Além disso, eles se encontram em situação de extrema defasagem escolar, majoritariamente afastados da escola, sem qualificação ou experiência profissional. Nesse contexto, é justificado o desenvolvimento dessa política pública, com a finalidade máxima de oferecer educação por meio da profissionalização, possibilitando o fortalecimento do vínculo familiar e a reinserção dos adolescentes na comunidade”, explica Regina.

O Ministério Público fundamenta o desenvolvimento da política pública com base no disposto no artigo 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que observa o direito dos adolescentes privados de liberdade de ter propiciada escolarização e profissionalização, e na própria Constituição Federal, artigo 227, que imputa o dever da família, da sociedade e do Estado de propiciar a profissionalização do jovem trabalhador.  

A Escola Móvel é equipada com ar condicionado, possui toda a estrutura necessária à capacitação dos jovens, incluindo maquinário, ferramentas, equipamentos de proteção, bancadas, sala de aula e até um carro à disposição da aprendizagem. Os professores especialistas do Senai farão todo o acompanhamento didático-pedagógico das atividades. Ao final do curso, os estudantes receberão um certificado e estarão aptos a atuar no mercado de trabalho.  

 

 

Imprimir