Obra é embargada em Campinas por falta de segurança

Ministério do Trabalho e Emprego cumpre requisição do MPT e constata diversas irregularidades que representam risco grave e iminente de acidentes

Atualizado em 08/06, às 12h38 

Campinas - A pedido do Ministério Público do Trabalho, a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego vistoriou uma obra no bairro Alphaville, em Campinas, que foi imediatamente embargada por risco grave e iminente de acidentes de trabalho.

Dentre as irregularidades podem-se citar o trabalho inseguro em andaimes (não dispunham de sistema de guarda-corpo e rodapé), banheiro e vestiário em condições precárias, vergalhões sem proteção (gerando risco de perfuração), falta de proteção das partes perigosas de máquinas, armazenagem e estocagem inadequada de materiais, instalações elétricas irregulares e falta de proteções coletivas nas periferias da obra. No andar superior havia grande risco de queda pela ausência de redes ou guarda-corpos. Foram flagrados operários trabalhando de tênis e sem capacete.

A fiscalização constatou que o empreendimento é de responsabilidade da K2R Engenharia Ltda. e da LCD Empreendimentos e Participações Ltda. A primeira empresa é proprietária, tendo uma promessa de contrato de locação com o Grupo Pão de Açúcar.   

A obra fica embargada até que a empresa responsável regularize os problemas apontados pelo MTE. O relatório fiscal e os autos de infração serão juntados ao processo instaurado pelo Ministério Público do Trabalho, que tem como objetivo forçar a regularização da conduta trabalhista. Foi marcada uma audiência para essa terça-feira (7), às 14 horas, na sede do MPT, em Campinas, para tratar do assunto. Ela será conduzida pelo procurador Eduardo Luís Amgarten. 

Imprimir