Carreta de diagnóstico beneficiará 1,5 mil mulheres de Piracicaba até dezembro

Piracicaba - Foi inaugurada na última quinta-feira (11), em Piracicaba/SP, a Unidade Móvel Ilumina, que até dezembro deste ano beneficiará pelo menos 1,5 mil mulheres cadastradas na prefeitura daquela cidade aguardando vaga para mamografia. A carreta foi viabilizada com verbas do caso Shell-Basf, mediante destinação do Ministério Público do Trabalho, e realizará exames de mamografia, Papanicolau, PSA e toque retal nas cidades da região de Piracicaba, para o rastreamento ativo do câncer e posterior encaminhamento do paciente para o tratamento na rede pública de saúde.

“Enquanto cidadã, sinto-me honrada pelo acontecimento do dia de hoje, pois reflete nossa missão de proporcionar acesso a tratamentos para pacientes com câncer, além de intensificar o rastreamento da doença na região”, ressaltou Adriana Brasil, fundadora da Fundação Ilumina, que há dez anos atua na cidade e região em prol de pacientes com câncer.

O procurador Ronaldo Lira mostrou-se feliz com os avanços concretos desse projeto e exaltou a inteligência aplicada em seu desenvolvimento. “Temos que enxergar esse complexo que é o sistema público e focar nas prioridades, trabalho que a Fundação Ilumina está fazendo com excelência”, disse.

O também procurador Paulo Crestana disse ver com grande alegria a evolução dos projetos da Fundação, pois mostram que a verba teve destino certo e parabenizou a todos os envolvidos. “Os recursos da multa estão sendo aplicados em projetos de grande relevância para a população carente”, comentou.

O Secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello, agradeceu a esse “presente que a Fundação Ilumina está dando para que a cidade não tenha mais fila para exames de mamografia e câncer ginecológico”. Para a desembargadora Maria Inês Targa, do TRT-15, as ações representam “o encontro de uma tragédia com as mãos abençoadas que souberam dar o melhor destino aos R$ 27,5 milhões da ação”.

Sobre o projeto - Em novembro de 2017, o MPT aprovou a destinação do montante de R$ 27,5 milhões à Associação Ilumina, entidade filantrópica prestadora de serviços na área de saúde, para a construção de um centro de pesquisa e prevenção do câncer em Piracicaba, bem como para a montagem de uma unidade móvel de rastreamento ativo do câncer. O projeto conta com a parceria técnica do Hospital de Câncer de Barretos, instituição que ficará responsável pela transmissão de conhecimentos na área administrativa e médica.  

O hospital realizará exames de mamografia digital, Papanicolau, toque retal e PSA para o câncer de próstata, exame clínico e tratamento cirúrgico do câncer de pele, além de exames para diagnóstico de tumores na cabeça e pescoço, boca e partes moles. Também integrará o complexo uma unidade de pesquisa em câncer ocupacional, onde serão definidas metodologias de coleta de informações sobre atividades profissionais dos trabalhadores da região de Piracicaba. O objetivo é contribuir para melhorar a notificação da incidência do câncer no trabalho e aprimorar o diagnóstico.

O hospital terá 3 mil m² de área construída e será instalado em terreno com área de 10 mil m² doado pela Prefeitura de Piracicaba, no bairro Pompéia, para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de que o projeto realize, anualmente, cerca de 20 mil mamografias, 16,3 mil exames de Papanicolau, 10,3 mil consultas especializadas, 74,5 mil atendimentos, 15 mil consultas de dermatologia, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61 mil procedimentos especializados (como biópsias e cirurgia de pele).

Imprimir