Campinas recebe encontro “Adolescentes Contra o Trabalho Infantil”

Campinas - A cidade de Campinas recebeu na última sexta-feira (25) sua primeira edição do encontro “Adolescentes contra o Trabalho Infantil”, realizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em parceria com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e de Adolescentes (Peteca). O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Campinas, e contou com a presença de jovens de oito municípios do interior paulista (Atibaia, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia, Santa Bárbara D´oeste, Santo Antônio da Posse e Valinhos).

O encontro, conduzido pelo procurador Antonio de Oliveira Lima, do MPT no Ceará, contou com palestras de adolescentes e autoridades trabalhistas, bem como atividades em grupo. As dinâmicas culminaram na elaboração de propostas de ação contra o trabalho infantil pelos adolescentes em seus respectivos municípios.

Na parte da manhã, a partir das 9h, foram ministradas palestras sobre o que é trabalho infantil, suas piores formas e consequências. Também foram abordados os temas da educação, profissionalização e participação de crianças e adolescentes em espaços decisórios nas políticas públicas.

O procurador e vice-coordenador nacional da Coordinfância, Ronaldo Lira, e o representante regional na 15ª Região da mesma Coordenadoria, Paulo Crestana, participaram das ações voltadas aos adolescentes.

A jovem Anna Luíza Calixto Amaral, colunista da Rede Peteca, também participou do evento como palestrante e facilitadora. Ela faz parte do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CONAPETI).

Na etapa final do encontro foram realizadas eleições do Comitê Regional de Prevenção de Erradicação do Trabalho Infantil (Crapeti Campinas). A apresentação e posse dos membros se deu no mesmo dia.

Além da Rede Peteca, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) foi apoiadora da iniciativa.

Imprimir