Projeto Pacto pela Vida é lançado em Piracicaba

Campinas - Na última terça-feira (20), o Ministério Público do Trabalho participou do lançamento do projeto Pacto pela Vida, promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba, que tem o objetivo de diminuir os acidentes de trabalho de origem elétrica em Piracicaba e região, seja por meio de programas de conscientização e/ou por meio de ações interinstitucionais.

Além do MPT, na pessoa do procurador Everson Rossi, estavam presentes no evento membros do CREA de Piracicaba, CPFL, Secretaria de Educação Municipal, Abracopel, EMDHAP, Cerest, SESMT, Câmara dos Vereadores de Piracicaba, Sindicato dos Metalúrgicos, Prefeitura Municipal de Piracicaba, a TV UNIMEP, além de empresas da área de segurança do trabalho e profissionais liberais.

O projeto vai abranger ações de conscientização voltadas às crianças e à imprensa, entre outras medidas. O coordenador do projeto, Alessandro Nunes Silva, do Cerest de Piracicaba, abriu o evento falando aos presentes sobre o projeto Pacto pela Vida e todas as suas ‘frentes’ de trabalho. Em seguida, o diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, apresentou a entidade e suas ações em prol da segurança com eletricidade no Brasil.

Martinho, depois de apresentar alguns dados de acidentes contidos no Anuário Estatístico de Acidentes de origem elétrica, um documento elaborado pela Abracopel e que disponibiliza gratuitamente dados exclusivos segmentados por região, tipo, gênero, idade e profissão, anunciou que o Projeto Pacto pela Vida realizará o 1º Concurso Regional de Redação, Desenho e Vídeo, com o tema “Eletricidade com Segurança, eu me preocupo!”. O Concurso premiará os alunos e professores das escolas públicas (municipais, estaduais e federais, além das escolas pertencentes ao Sistema S – Sesi,Senai, Sesc, Senac) do município de Piracicaba que elaborem desenhos (entre 6 e 10 anos), redações (entre 11 e 15 anos) e vídeos (entre 16 e 18 anos). Todos os inscritos nesta Etapa Regional Piracicaba estarão automaticamente inscritos na Etapa Nacional e concorrerão com escolas de todo o Brasil. Os vencedores da etapa regional serão conhecidos juntamente com os vencedores da etapa nacional no final do mês de agosto.

Também foi anunciado que o Prêmio Abracopel de Jornalismo terá uma etapa regional em que todos os profissionais das mais diversas mídias e veículos de comunicação pertencentes à região do entorno de Piracicaba poderão se inscrever e participarão automaticamente tanto da etapa regional como da etapa nacional. As datas e cerimônia de premiação serão anunciadas em breve.

O Cerest adiantou que as instituições parceiras do projeto Pacto pela Vida atuarão em conjunto com outras duas ações de conscientização sobre os riscos que a eletricidade pode oferecer quando não é devidamente respeitada, a serem operacionalizadas nos próximos meses.

Com informações do Cerest Piracicaba

Imprimir