Leitura da Carta de Aparecida encerra Semana da Criança no Santuário Nacional

Aparecida - No último domingo (15), representantes do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região fizeram a leitura da “Carta de Aparecida pela Eliminação do Trabalho Infantil” para milhares de fiéis católicos durante a missa de encerramento da Semana da Criança, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

O documento, lido pelo procurador-geral do trabalho em exercício, Luiz Eduardo Guimarães Bojart, e pelo presidente do TRT-15, Fernando da Silva Borges, cita a preocupação das instituições com as recentes estatísticas envolvendo o trabalho de crianças e adolescentes, o que resulta em elevadas taxas de evasão escolar, mutilações por acidentes e na “perda de qualquer perspectiva de futuro”.

A Carta exalta a parceria com a Igreja Católica no combate ao trabalho infantil, sedimentada por meio da Benção Apostólica do Papa Francisco à campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil.  “As crianças são um sinal. Sinal de esperança, sinal de vida, mas também sinal de’ diagnóstico’ para compreender o estado de saúde duma família, duma sociedade, do mundo inteiro. Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, tuteladas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano”, escreveu o Santo Padre.

Por fim, o documento chama atenção para a necessidade da proteção integral à criança e ao adolescente, reafirma o papel das instituições na garantia desses direitos e conclama a sociedade a combater e erradicar o trabalho infantil, em especial através da educação.

“Com as lentes da proteção integral, precisamos de vez enxergar que a única saída é a educação. Não uma educação qualquer, mas de qualidade, gratuita, atrativa, integral (completa, a que prepara para a cidadania), de preferência em tempo também integral, dos quatro aos dezessete anos, como asseguram a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.

Também participaram da missa a procuradora-chefe do MPT Campinas, Maria Stela Guimarães De Martin, e o chefe de gabinete da PGT, Rafael Dias Marques.

Campanha - A parceria entre MPT, TRT e Santuário Nacional consistiu em uma série de ações de conscientização sobre os males do trabalho infantil durante a Semana da Criança, que aconteceu de 9 a 15 de outubro.

Além da leitura da Carta de Aparecida, foram distribuídos materiais informativos aos romeiros do Santuário com destaque para uma edição especial da revista Jovens de Maria, voltada à juventude. A publicação, produzida pelo Santuário Nacional em parceria com as instituições, traz informações elucidativas sobre lei da aprendizagem, combate ao trabalho infantil, assédio moral e ao trabalho escravo. Os fiéis também receberam uma cartilha com 50 perguntas e respostas sobre o trabalho infantil e a edição especial da revista em quadrinhos Devotos Mirins, voltada às crianças, além de milhares de cataventos, símbolo do combate ao trabalho infantil. Uma programação especial no Espaço Devotos Mirins, no subsolo do Santuário, incluiu a participação de contadores de histórias da Cia. Repara Mundo. Os funcionários do Santuário Nacional também vestiram a camiseta da campanha. 

Fotos: TRT-15

Imprimir