Alunos da região de Ribeirão Preto são premiados no projeto MPT na Escola

Ribeirão Preto - Na última segunda-feira (12), o Ministério Público do Trabalho premiou com troféus e medalhas os alunos da rede pública de ensino da região de Ribeirão Preto que tiveram seus trabalhos eleitos como os melhores do ano no projeto MPT na Escola.

O evento aconteceu no auditório da sede do MPT, em Ribeirão Preto, e contou com a presença de pais, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas de 5 municípios, contemplados com o prêmio em diferentes categorias. Os vencedores tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos aos presentes.

Na categoria “Poesia”, a aluna Victória Nunes de Oliveira, do CEAC Projeto Mais Educação, de Sales de Oliveira, foi a vencedora com o trabalho “Toda Criança”. Na categoria “conto”, o vencedor foi Henrique Soares Barbosa, de Orlândia, com a peça “João e as Duas Chaves”. Os alunos que mais se destacaram na categoria “esquete teatral” foram Tauana, Camila, Lucas L., Lucas O., Maria Eduarda, Stephany, Maria Antônia, Letícia, Mariana e Lucas Bastos, da EMEB João Nogueira, de Cravinhos, com o trabalho “Infância Roubada”. A melhor da categoria “música” foi a “Esperança de Mudar”, do grupo composto por Alexander Fabiano Medeiros Viana, Amanda Arantes de Souza, Drielle Fernanda dos Santos Moreira, Gabriele Vitória de Souza e Maria Vitória Borini Badin, da cidade de Dumont. Por fim, o melhor da categoria “curta-metragem” foi apresentado pelos alunos João Victor Hellriguel Pimentel, João Vitor Izidoro Martins, Mateus Henrique Machado, Raquel da Silva Ferreira e Sofia Rodrigues da Silva, de Barretos, com o trabalho “Povo Marcado...Criança na Escola...Criança Feliz!!!”.

Para a coordenadora regional do projeto, procuradora Regina Duarte da Silva, o MPT na Escola colaborou para levar às crianças de diversos municípios da região a realidade do trabalho infantil no Brasil, de forma a trazer conscientização e instrução aos alunos e às suas famílias. “A erradicação do trabalho infantil necessariamente passa pela educação. Nossos sinceros agradecimentos aos educadores que se engajaram no projeto, pois sem o seu esforço e dedicação, o sucesso do MPT na Escola não seria possível”, afirma.

O MPT na Escola é um projeto empreendido junto às diretorias regionais de ensino de diversas regiões do país com o objetivo de ensinar crianças e adolescentes sobre os malefícios do trabalho precoce. O material didático do projeto, utilizado dentro das salas de aula, possui conteúdo rico e bastante orientativo, e pode ser aplicado por educadores utilizando um método dinâmico, por meio da utilização de histórias em quadrinhos e atividades em grupo.

O material busca a conscientização sobre os malefícios e mitos do trabalho infantil, rompe barreiras culturais de permissibilidade do trabalho precoce, capacita e sensibiliza sobre os direitos da criança e divulga o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Imprimir