Estudantes da região de Campinas são premiados no projeto MPT na Escola
Campinas - Alegria, sorrisos e muita descontração marcaram o evento de premiação do projeto MPT na Escola, que aconteceu na última sexta-feira (25), no auditório da sede do MPT Campinas. Os alunos de escolas públicas que tiveram seus trabalhos eleitos como os melhores da região de Campinas receberam medalhas, troféus e tablets como prêmio. As professoras que orientaram os trabalhos vencedores e os coordenadores do projeto nos Municípios também foram presenteados com um tablet cada um.
Ao longo de todo o ano de 2016 as escolas de 11 Municípios da região de Campinas (Americana, Atibaia, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste e Sumaré) incluíram em sua grade curricular atividades voltadas à conscientização dos estudantes acerca dos males causados pelo trabalho infantil, inserindo o tema também em eventos e datas especiais, e nos encontros de pais e mestres. O MPT na Escola está presente em todo o país, a partir de uma iniciativa do MPT no Ceará, que acontece desde 2008. Os educadores municipais receberam material didático e orientações para desenvolver a temática dentro das salas de aula.
O evento de premiação teve início com a apresentação da companhia de teatro Repara Mundo, com a peça “A pequena vendedora de fósforos”, que abordou de forma lúdica a importância da família, do brincar e do estudar. Em seguida, representantes do núcleo educacional do Hospital do Câncer de Barretos apresentaram a plataforma “Crianças como Parceiras”, uma ferramenta gratuita que será disponibilizada às escolas públicas com o objetivo de ensinar os meios de prevenção de doenças por meio de um estilo de vida saudável. O sistema, já disponível na rede de ensino da cidade de Barretos, se utiliza de brincadeiras e jogos para educar sobre práticas positivas, tais como atividades físicas, proteção solar, alimentação, saúde bucal, autocuidado e dicas ambientais. A plataforma foi desenvolvida a partir de verba de acordo judicial firmado nos autos de uma ação do MPT Campinas. Após a apresentação, as crianças puderam usar o aplicativo a partir de terminais de computador posicionados nos fundos do auditório.
Em seguida, a estudante Mariana Beatriz Constantino, de Mogi Guaçu, leu a peça premiada na categoria “conto”, cujo título é “brincar, estudar e sonhar”, com bastante tranquilidade e desenvoltura. O aluno da EMEF Maria José Cintra dos Santos de Atibaia, Igor Henrique José de Jesus, também foi à frente para ler, de forma tímida e intimista, a poesia vencedora, de sua autoria, chamada “criança não pode trabalhar”. O telão do auditório projetou o “making of” da atividade ganhadora na categoria “pintura”, mostrando um vídeo de todo o processo criativo por trás da tela “infância no encontro de realidades”, produzida pela aluna do EMEIF Rosiris Maria Andreucci Stopa, Pérola Rafaela Barbosa Cardoso. Para finalizar, a plateia pode assistir na íntegra o trabalho vencedor da categoria “curta metragem”, dos alunos da EMEF Adirce Cenedeze Caveanha, de Mogi Guaçu, Emily Nicoly da Silva R. Conti, Gabriel Bongartiner de Souza, Luana Benedy Fernandes e Endrew Ricceto de Sousa.
Os prêmios foram entregues por um grupo de procuradores que acompanhou o evento. Ao final da premiação, a procuradora Marcela Monteiro Dória, coordenadora regional da Coordinfância na 15ª Região, mostrou-se feliz e grata pela participação de todos os Municípios no projeto, ressaltando a importância da conscientização gerada pelo MPT na Escola, no sentido de garantir um futuro melhor às crianças, longe do trabalho infantil, tornando-as multiplicadoras de práticas positivas. “Ano que vem tem mais”.