Vencedores de 4 categorias do Projeto MPT na Escola são premiados em Sumaré

Alunos e educadores receberam medalhas, troféus, mochilas e tablets pelos melhores trabalhos culturais sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional

Campinas (SP) - Na manhã dessa quarta-feira (04/12), os vencedores da etapa regional do Prêmio MPT na Escola da cidade de Sumaré (SP) receberam a visita do vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na 15ª Região, Ronaldo Lira, que os agraciou com troféus, medalhas, mochilas e um tablet para cada estudante.

O procurador, acompanhado da equipe da Assessoria de Comunicação do órgão, foi recebido pelas coordenadoras de ensino, pelas equipes pedagógicas dos projetos vencedores e por representantes da Secretaria Municipal de Educação, em reconhecimento ao desempenho dos estudantes no projeto.

“Foi uma grande satisfação visitar os ganhadores da etapa regional no seu município de origem. Os jovens, bem como os educadores que participaram diretamente do projeto, são merecedores não apenas dos prêmios, mas também da nossa admiração, haja vista a qualidade dos trabalhos apresentados e a dedicação despendida, tanto dos alunos quanto de seus professores e coordenadores. É importante frisar que, dentre os vencedores regionais, tivemos um trabalho que ficou em terceiro lugar na etapa nacional. É uma grande vitória”, afirmou Lira.

O Prêmio MPT na Escola é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. O projeto é promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do país. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de conscientização e prevenção ao trabalho infantil, tendo como finalidade mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes. 

Vencedores – Os alunos do município de Sumaré foram os vencedores regionais nas categorias Conto e Poesia (4º e 5º anos – Grupo I), e Música e Poesia (6º e 7º anos – Grupo II).

O 1º lugar da categoria Música (Grupo II) ganhou o 3º lugar na premiação nacional com o trabalho “Profissionalização do Adolescente/ aprendizagem profissional”.

Os alunos e educadores envolvidos diretamente no trabalho vencedor ganharam medalhas e mochilas temáticas do projeto. Os jovens também levaram para a casa um tablet cada. O representante da escola vencedora também foi presenteado com um troféu do projeto MPT na Escola.

Ganhador de Bauru – O vencedor da categoria Desenho (Grupo I), o aluno Ricardo Miranda Leite, bem como os educadores da EMEF Thereza Tarzia, de Bauru, receberão na próxima semana a visita de um representante do MPT, oportunidade na qual receberão a sua premiação.

Imprimir