Feira oferece oportunidades de emprego para imigrantes e refugiados em Campinas (SP)

Evento que acontece neste sábado (09/11) tem realização da Prefeitura Municipal de Campinas e apoio da Rede de Promoção do Trabalho Decente para Imigrantes, com a participação de empresas de diversos setores

Campinas (SP) - No próximo sábado (09/11) será realizado em Campinas o Feirão de Emprego e Oportunidades, promovido pela Prefeitura Municipal, com a participação de empresas de diferentes segmentos da economia, que oferecerão vagas de emprego para trabalhadores imigrantes e refugiados. A iniciativa tem o apoio da Rede de Promoção do Trabalho Decente para Imigrantes, que tem como integrantes o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Instituto Trabalho Decente (ITD).

O evento acontecerá das 09h às 12h na sede do CPAT, no centro da cidade. Além do MPT e do ITD, também integram a ação o Centro de Referência ao Migrante, Refugiados e Apátrida de Campinas e a agência da ONU Organização Internacional para as Migrações (OIM). O objetivo é sensibilizar os empregadores e acolher os estrangeiros que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho da metrópole paulista.

“A feira surge de uma demanda da Rede de Promoção do Trabalho Decente para Imigrantes de dar acesso às vagas com proteção de direitos aos imigrantes e refugiados. Percebemos que, para acessar as oportunidades de emprego, este público encontra barreiras relativas ao idioma, ao próprio acesso do serviço público e dos locais onde essas vagas são ofertadas. O trabalho de articulação interinstitucional tem esse papel, de aproximar do público imigrante as empresas com responsabilidade social que queiram atuar no mercado de forma afirmativa”, afirma Patrícia Lima, presidente do ITD.

“Acreditamos que são as ações conjuntas com a participação do poder público, iniciativa privada e atores sociais que propiciam o devido acolhimento e uma efetiva mudança de vida aos estrangeiros que, esperançosos, vêm ao Brasil com suas famílias em busca de oportunidades, mas não raro são submetidos a situações degradantes e de redução a condições de escravidão contemporânea, por conta de sua vulnerabilidade e das barreiras idiomáticas e de documentação. Parabenizamos a todos os envolvidos e esperamos contar com a ajuda das empresas para incluir esse público que espera por uma oportunidade de emprego”, pontua Marcus Vinícius Gonçalves, procurador e coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE).

Para concorrer às vagas, os candidatos devem comparecer ao evento munidos de currículo atualizado, carteira de trabalho (física ou digital) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência). Todas as vagas estão disponíveis no site do CPAT -  https://cpat.campinas.sp.gov.br/

Oportunidades – A empresa MRV oferecerá 80 vagas de emprego, também para o público de imigrantes, nas funções de pedreiro, azulejista/ceramista, pintor, montador de formas metálicas, gesseiro, armador e servente, sendo 10 vagas para cada uma das posições. Segundo a empresa, além de salário compatível com o mercado da construção civil, serão oferecidos benefícios como vale-transporte, vale-refeição e acesso ao programa que traz condições especiais para a aquisição de imóveis da construtora, licença paternidade estendida e acompanhamento psicológico gratuito, entre outros incentivos.

“A participação da MRV na feira é uma excelente oportunidade para contribuir com o mercado de trabalho local e apoiar o desenvolvimento de carreiras no setor da construção civil, com uma atenção especial ao público migrante. Acreditamos no impacto positivo dessas contratações tanto para a cidade quanto para os profissionais”, afirma Márcia Londres, especialista em Relações Institucionais da MRV&CO.

Documentação - O estrangeiro que precisa regularizar sua situação no Brasil deve entrar no site da Polícia Federal em que terá acesso a diversos serviços https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao. Após a análise da Polícia Federal, tanto o solicitante de refúgio quanto o imigrante recebem a Carteira de Registro Nacional Migratório.

Para tirar o CPF, é preciso comparecer a uma agência dos Correios com o passaporte dentro do prazo de validade, comprovante de endereço e pagar uma taxa de R$ 7,00. Com o número do CPF é possível requerer a carteira de trabalho digital no site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital.

Quem não puder ir ao feirão e precisa de auxílio com documentação pode procurar atendimento no Setor do Centro de Referência dos Imigrantes, Refugiados e Apátridas de Campinas, que fica à avenida Francisco Glicério, 1269, 4º andar, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h de segunda a sexta-feira.

Números - Atualmente o cadastro do Sistema Nacional do Emprego (SINE) de Campinas possui 58.982 cadastrados, sendo 1.027 estrangeiros. Entre eles estão 597 haitianos, 166 venezuelanos, 68 cubanos e 42 angolanos.

Serviço:
Feirão de Emprego e Oportunidades

Data: 9 de novembro (sábado)

Horário: das 9h às 12h

Local: Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT)

Endereço: Avenida Campos Sales, 427, Centro.

 

* Com informações da Prefeitura Municipal de Campinas

 

Imprimir