Piracicaba sedia semana de prevenção de acidentes de trabalho

26ª SEMPAT tem participação de empresas, órgãos públicos, sindicatos e universidades; evento é aberto ao público

Piracicaba (SP) – Na semana de 05 a 08 de novembro será realizada em Piracicaba a 26ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SEMPAT), com realização do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Piracicaba e apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A SEMPAT consiste em um evento permanente que reúne órgãos públicos, sindicatos, instituições de pesquisa e empresas no debate de temas importantes envolvendo saúde e segurança do trabalho, com a finalidade de disseminar uma cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais nos ambientes laborais. Esse ano o foco será no tema “Instituições públicas e privadas em defesa da vida do trabalhador”.

Desde o ano passado, a SEMPAT é organizada pelo Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatais (COMPRAT), que foi criado com a finalidade de debater e criar ações de prevenção de acidentes de trabalho envolvendo representantes dos empregados, dos empregadores e dos órgãos de garantia do trabalho seguro, com o apoio das universidades.

O comitê representa uma das ações previstas no projeto Zero Óbito, lançado em 2021 pelo MPT para criar meios para evitar mortes decorrentes do trabalho e reduzir de forma drástica o número de acidentes do ambiente laboral. O COMPRAT é um espaço para o estabelecimento de políticas de prevenção de acidentes de trabalho, de formação e capacitação, de identificação de causas e fatores que levam às ocorrências e de abordagem crítica em relação às formas de prevenção, além de possibilitar a análise e coleta de dados acidentários.

A 26ª SEMPAT acontecerá em espaços diferentes buscando atender vários públicos, no horário das 08h às 12h em 4 dias de realização (05 a 08 de novembro). A participação nas palestras é gratuita e os interessados devem preencher um formulário eletrônico para cada dia. A programação com os links para os formulários pode ser acessada clicando aqui.

Sobre o projeto Zero Óbito - O projeto Zero Óbito nasceu de um procedimento promocional do MPT conduzido pelo procurador Mário Antônio Gomes, em uma iniciativa conjunta com CEREST Estadual, CEREST Piracicaba e USP, e consiste na criação de uma rede de informações pela qual será possível desenvolver ações articuladas e sistemáticas entre diversas instituições de proteção do trabalho para otimizar as investigações das causas dos acidentes, de forma que todas elas (MPT, Ministério do Trabalho, CERESTs, Vigilâncias, Bombeiros, entre outras) trabalhem de forma conjunta e harmoniosa.

O fluxo de informações ocorrerá em um sistema informatizado que vem sendo desenvolvido em parceria com a UNICAMP, que possibilitará o desenvolvimento de estratégias de intervenção e, também, a criação de uma “biblioteca de casos”, por meio da qual será possível analisar as ocorrências registradas, o tipo de intervenção adotada e os resultados alcançados, com o intuito de planejar ações de prevenção e evitar novos acidentes, além de propiciar uma fonte de aprendizado com base na experiência com o programa.

O projeto é dividido em 4 eixos: vigilância ampliada, pesquisa, aprendizado e política pública setorial/territorial. As informações produzidas e disponibilizadas no “banco de casos” poderão ser utilizadas por pesquisadores das instituições parcerias do projeto para o fomento da produção de conhecimento sobre o tema. O objetivo é promover metodologias que podem subsidiar ações de vigilância para a apuração de acidentes que levaram trabalhadores a óbito.

O projeto vem sendo implementado inicialmente em 4 municípios, sendo eles Piracicaba, Santa Bárbara D´oeste, Indaiatuba e Limeira.

Serviço

26ª SEMPAT - Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho

- 05/11, das 8h às 12h – Clube do Sindicato dos Metalúrgicos – Av. Dois Córregos, 3110 – Bairro Glebas Natalinas

- 06/11, das 8h às 12h – SIMESPI – Rua Samuel Neves, 1601, Jardim Europa

- 07/11, das 8h às 12h – Salão Nobre da FUMEP – Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Areião

- 08/11, das 8h às 12h – Anfiteatro da Secretaria de Educação – Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Alemães

 

Imprimir