Alunos de Direito da Faculdade Dom Bosco, de Monte Aprazível (SP), visitam a sede do MPT em Campinas

Visita técnica propiciou aproximação de professores e estudantes com a instituição na 15ª Região

Campinas (SP) - Mais de 50 alunos do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FAECA), da cidade de Monte Aprazível (SP), visitaram a sede do Ministério Público do Trabalho, em Campinas, na manhã dessa quarta-feira (10/4). Os estudantes estavam acompanhados dos professores Alexandre de Souza Matta e Érica Pavin Calvo. A visita teve como finalidade apresentar aos futuros bacharéis a estrutura e o funcionamento do parquet na 15ª Região. 

Inicialmente, os alunos posaram para a foto oficial, em frente ao edifício-sede do MPT. Depois, se dirigiram ao auditório no 1º andar, onde foram recebidos pela assessora de comunicação Beatriz Paganini, pela coordenadora de estágio acadêmico, procuradora Cireni Batista Ribeiro, que deu as boas-vindas aos estudantes, e pela coordenadora de 2º Grau, procuradora Alessandra Rangel Paravidino Andery, que explicou sobre a atuação da Procuradoria junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Em seguida, os alunos visitaram as instalações do memorial da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, espaço destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição, incluindo casos notórios de atuação institucional, como o caso Shell-Basf, caso Zara, dentre outros, além da primeira ação civil pública ajuizada pelo MPT em 1993. O local conta a história do MPT no interior de São Paulo por meio de documentos, fotografias e uma linha do tempo.

A turma de alunos conheceu as salas de audiência, localizadas no térreo do edifício-sede, e o Gabinete da Procuradora-Chefe, no 14º andar, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete, Thiago de Souza Lopes. Por fim, foi feito no auditório um sorteio de itens como livros, camisetas e material promocional do MPT aos estudantes. Os docentes receberam kits especiais com publicações institucionais.

Os alunos e professores destacaram a calorosa recepção dos membros do MPT, bem como as exposições dos trabalhos realizados pelo órgão. “Além de conhecer na prática as atribuições do Ministério Público do Trabalho, importante órgão de tutela coletiva dos trabalhadores, a visita técnica também foi de grande valia para todos os acadêmicos, pois puderam conhecer in loco o universo profissional, proporcionando uma formação mais ampla com a integração entre a teoria e a prática”, afirmou o professor Alexandre de Souza Matta.

“As visitas técnicas são de grande importância para a formação dos futuros juristas, já que possibilitam aos acadêmicos do curso de Direito conhecer a estrutura e o funcionamento do Ministério Público do Trabalho, além de aproximá-los da instituição. É também muito importante para o MPT, pois divulgam a sua atuação e sua importância na efetividade do sistema de justiça brasileiro, em especial quanto à sua atribuição constitucional de fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista sempre que houver interesse público, além de torná-lo mais próximo da sociedade”, finalizou a procuradora Cireni Batista Ribeiro.

Imprimir