Divulgados os vencedores do Prêmio MPT na Escola 2023 no interior de SP

Júri escolheu os grandes vencedores da Etapa Regional nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia; estudantes são de escolas nos municípios de Caconde, Charqueada, Divinolândia, Pedreira, Pirassununga e Sumaré, e irão concorrer na Etapa Nacional

Campinas (SP) - Foram escolhidos os vencedores do Prêmio MPT na Escola 2023, Etapa Regional, nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia. Participaram da competição os estudantes de escolas públicas de 14 municípios do interior paulista, por meio da apresentação de trabalhos culturais com enfoque no combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional. Os vencedores já estão classificados para a Etapa Nacional. Eles são das cidades de Caconde, Charqueada, Divinolândia, Pedreira, Pirassununga e Sumaré (confira a lista no final do texto).

“Foi com grande alegria que observamos os estudantes, professores e coordenadores das escolas públicas se mobilizarem para a realização desse grande projeto que é o MPT na Escola, levando conscientização e arte para dentro de sala de aula. Independentemente do resultado, todos os participantes estão de parabéns”, ressaltou a procuradora Regina Duarte da Silva, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

Os estudantes concorreram em 4 categorias – melhores contos, desenhos, músicas e poesias, divididos em dois grupos: o primeiro, para alunos de 4º e 5º ano (temática do trabalho infantil) e o segundo, para 6º e 7º ano (temática da aprendizagem profissional). 

O júri responsável pela escolha dos vencedores foi composto pelos procuradores Carolina Marzola Hirata, Renata Coelho e Rosivaldo da Cunha Oliveira, pela servidora Beatriz Paganini e pela adolescente Isabel Coelho Vieira.

Participaram da edição de 2023 os municípios de Atibaia, Caconde, Charqueada, Cordeirópolis, Divinolândia, Holambra, Itatiba, Mirante do Paranapanema, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pedreira, Pirassununga, Serra Negra e Sumaré.

Sobre o projeto - O Prêmio MPT na Escola é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar.

O MPT na Escola é promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do país. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar (em havendo recursos disponíveis) e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

VENCEDORES ETAPA REGIONAL – PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2023 (GRUPO 1)

 

CATEGORIA: Conto

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR: Trabalho infantil é proibido

ALUNOS (AS): Enzo Gomes Fonseca

ESCOLA: EMEF Professora Neusa de Souza Campos

MUNICÍPIO: Sumaré

 

CATEGORIA: Desenho

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR: Certo X Errado

ALUNOS (AS): Ysabelle Tavares

ESCOLA: EMEB Dr. Cândido Lobo

MUNICÍPIO: Caconde

 

CATEGORIA: Música

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR: Lugar de criança é na escola

ALUNOS (AS): Isabelly Cristine da Silva, Laila Sofia Pimentel de Melo, Lara Marin, Maria Helena Sagio de Mello e Rebeca Fernanda Vidal

ESCOLA: EMEB Professor Erotides de Campos

MUNICÍPIO: Charqueada

 

CATEGORIA: Poesia

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR: Criança com esperança

ALUNOS (AS): Douglas Geovani de Biazze Assis

ESCOLA: EMEF Professora Zuleika Vélide de Franceschi Velloso

MUNICÍPIO: Pirassununga

 

VENCEDORES ETAPA REGIONAL – PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2023 (GRUPO 2)

 

CATEGORIA: Conto

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR: Uma história de um futuro profissional

ALUNOS (AS): Gustavo Martins Modesto

ESCOLA: EMEB José Pedro Mariotti

MUNICÍPIO: Charqueada

 

CATEGORIA: Desenho

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR:

ALUNOS (AS): Kamilly Barbosa e Melina Sanches Barroca

ESCOLA: EMEF Antônio Palioto

MUNICÍPIO: Sumaré

 

CATEGORIA: Música

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR: Futuro feliz

ALUNOS (AS): Yago Junqueira de Almeida, Nicolly Amaro do Prado, Lara Ketlyn da Silva, Isadora Aparecida Conti e Pietro Vitório Maziero de Lima

ESCOLA: EMEB José Pereira da Silva

MUNICÍPIO: Divinolândia

 

CATEGORIA: Poesia

NOME DO TRABALHO 1° LUGAR:

ALUNOS (AS): Arthur Benjamin Alves de Oliveira e Rafael Henrique Nicioli de Oliveira

ESCOLA: EE Professor João Alvarenga

MUNICÍPIO: Pedreira

Imprimir