Reconecta 2020: Evento virtual para inclusão de pessoas com deficiência começa nesta quinta (3)

Site reconecta.mpt.mp.br já está no ar, com conteúdo totalmente acessível e mural de vagas que traz mais de 3600 oportunidades de trabalho

Campinas - Para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, começa nesta quinta-feira (3) o Reconecta 2020, a Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho e instituições parceiras. A programação segue até 5 de dezembro, 100% virtual, gratuita, com total acessibilidade e pode ser acompanhada pelo site reconecta.mpt.mp.br, que já está no ar, com mais de 3600 oportunidades de trabalho, conforme o mural de vagas publicado no portal. O MPT Campinas oferecerá programação voltada ao interior e litoral norte de São Paulo nos dias 3 e 4 de dezembro.

Também serão apresentadas iniciativas de diferentes órgãos que realizam cadastros de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho. O evento vai abordar temas como acessibilidade, avaliação biopsicossocial, educação inclusiva, habilitação profissional, emprego apoiado e outros. Conta ainda com informações sobre inovações em tecnologia assistiva, pesquisas científicas nos diversos domínios de vida das pessoas com deficiência, e a respeito de atividades culturais, esportivas e de lazer inclusivas.

Entre as atividades culturais, a programação nacional terá uma orquestra de violões, um coral de Libras e a peça de teatro acessível “Os Inclusos e os Sisos”, trazida pela ativista, jornalista, escritora especializada em inclusão e democracia e fundadora da ONG Escola de Gente – Comunicação e Inclusão, Cláudia Werneck. Todas as transmissões contam com tradução em Libras, audiodescrição e legendas em português.

Programação regional - A programação regional do MPT Campinas acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro. No dia 3, as atividades ocorrerão das 13h às 17h, abordando temas como o conceito da pessoa com deficiência à luz da Lei Brasileira de Inclusão, acessibilidade no ambiente de trabalho, instrumento brasileiro de avaliação de deficiência, tecnologia assistiva e o olhar inclusivo na contratação do trabalhador com deficiência. O primeiro desembargador com deficiência visual do país, Ricardo Tadeu da Fonseca, participará de um dos painéis.

No segundo dia (4), as atividades acontecerão das 15h às 19h, com debates e palestras sobre boas práticas empresariais, depoimentos de profissionais com deficiência incluídos, estudos sobre acessibilidade para trabalhadores com deficiência nas negociações coletivas de trabalho no Brasil, o mercado atual e os impactos da pandemia na inclusão de pessoas com deficiência, além do lançamento do “Guia de Serviços para o Atendimento de Pessoas com Deficiência em Campinas”, do Centro Educacional Integrado (CEI). Entre as exposições está o case de inclusão de pessoas com deficiência da Padaria Real, de Sorocaba, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Imprimir