MPT participa de ato público em memória das vítimas da Covid-19

Evento online foi realizado nesse sábado pelo Sindicato dos Químicos de Rio Claro e OAB Rio Claro; profissionais de saúde foram homenageados


Campinas - O procurador-chefe do MPT Campinas, Dimas Moreira da Silva, participou nesse sábado (8/8) de um ato público em memória das vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde que atuam na frente de combate à pandemia, realizado pelo Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região, em conjunto com a 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro. O evento online foi transmitido na página da entidade sindical no Facebook.

Além do MPT, OAB e Químicos de Rio Claro, participaram do evento representantes da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas do Estado de São Paulo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Conselho Regional de Educação Física, Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), Observatório Social de Rio Claro, Conselhos Comunitários de Segurança de Rio Claro, além de servidores públicos e funcionários privados da área de saúde e representantes religiosos da Igreja Católica, Igreja Presbiteriana e religiões de matriz africana.

Em sua manifestação, o procurador-chefe lamentou a alta carga de trabalho imposta aos profissionais de saúde e a necessidade da dupla jornada por parte de enfermeiros, em decorrência dos baixos salários da categoria, precarização esta que se agrava ainda mais em tempo de pandemia, haja vista os riscos aos quais estes profissionais estão submetidos durante o cumprimento de suas jornadas de trabalho.

“O Ministério Público do Trabalho manifesta a sua admiração por todos os profissionais que, diariamente, colocam sua saúde e segurança em risco para salvar vidas”, afirma.

O chefe Regional também lamentou as mortes decorrentes da pandemia, que já ultrapassam a casa das 100 mil no Brasil, e declarou solidariedade aos familiares das vítimas da Covid-19.



Imprimir