RJTDH publica primeira edição em fluxo contínuo e dossiê temático

Revista jurídica da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Edição adota o sistema de publicação contínua rolling pass; dossiê faz reflexão de pandemia com o mundo do trabalho

Campinas – A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano (RJTDH), uma publicação eletrônica de cunho científico da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, tem duas novidades em sua plataforma digital: o lançamento da primeira edição com artigos em fluxo contínuo de publicação e um dossiê dedicado a reunir reflexões jurídicas acerca do mundo do trabalho em tempo de pandemia.

 A edição 2020 (v.3) já está disponível à comunidade jurídico-científica por meio de seus dois artigos inaugurais, sendo eles: “O viés social da ordem econômica nacional: por uma garantia do desenvolvimento econômico que supere as desigualdades sociais”, das autoras Jéssica Yume Nagasaki (Faculdade de Direito do Sul de Minas) e Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (Faculdade de Direito do Sul de Minas e UNICAMP), que apresenta uma discussão acerca da ordem econômica brasileira na perspectiva econômica-social furtadiana; e “A contrarreforma trabalhista no Brasil e o precariado: contribuição ao debate,” do pesquisador Hiago Trindade (UFRJ), que apresenta uma revisão literária para entender o fenômeno da precarização do trabalho à luz da reforma trabalhista de 2017.

O volume 3 inaugura a modalidade de publicação contínua, ou rolling pass, isto é, os artigos são publicados conforme vão sendo aprovados. Passa a ser publicado um volume por ano, fechado ao final de dezembro, não mais havendo fascículos ou periodicidade semestral. Você pode acessar a publicação aqui.

Dossiê - Por sua vez, o dossiê especial “Covid-19 e o mundo do trabalho” abre a edição com o artigo “Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a Covid-19”, estudo inédito acerca do trabalho em plataformas digitais de entrega, tais como iFood, Rappi, Loggi e outras, que demonstra a precarização decorrente das relações laborais impostas por essas ferramentas. Participaram da pesquisa 298 entregadores em 29 cidades brasileiras. O artigo tem como autores os pesquisadores e integrantes da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR) Ludmila Costhek Abílio, Paula Freitas de Almeida, Henrique Amorim, Ana Claudia Moreira Cardoso, Vanessa Patriota da Fonseca, Renan Bernardi Kalil e Sidnei Machado.

O dossiê está sendo organizado pelo subprocurador-geral do Trabalho e professor da UnB Cristiano Paixão, a convite do Conselho Editorial da RJTDH. Você pode acessar o dossiê aqui.

Sobre a RJTDH – A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região é uma publicação periódica que elege o fenômeno social do trabalho enquanto elemento do desenvolvimento humano como prioridade. Dedica-se a publicar estudos interdisciplinares, teóricos ou empíricos, atinentes às normas jurídicas e sua aplicação na sociedade. Busca fomentar reflexões rigorosas que possam orientar a redução das desigualdades materiais, com garantia de acesso de toda a população a um padrão de vida de qualidade e à observância de seus direitos básicos, sem discriminação por gênero, raça, idade ou orientação sexual.

A publicação foi idealizada de modo a atender aos critérios definidos pela CAPES para obtenção de QUALIS, tendo como editores-chefes os doutores e procuradores do Ministério Público do Trabalho, Silvio Beltramelli Neto e Clarissa Ribeiro Schinestsck. Também, conta com três editores assistentes – Samuel Mendonça, professor e pesquisador; Felipe da Silva Pinto Adão, mestre em Ciência Política, e Gabriela Costa e Silva, mestre em Direito Público, além da sua Equipe Técnica. Os Conselhos Editoriais da RTDH, nacional e internacional, são compostos por renomados professores.

A Revista possui grande presença digital nas mídias sociais, com perfis no Twitter, no Instagram e no Facebook. A plataforma pode ser acessada por meio do endereço revistatdh.org.

 

Imprimir