Inscrições abertas: Curso do Direito Internacional dos Direitos Humanos

Capacitação conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, do Instituto de Estudos Avançados/IEA – USP, do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea/CEDEC - UNICAMP e do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais/IPPRI- UNESP

Campinas – Estão abertas as inscrições para o “Curso do Direito Internacional dos Direitos Humanos”, oferecido pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos/DeDH da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Os interessados podem se inscrever até 05 de março pelo endereço: https://bit.ly/2HKFRdy. As vagas são limitadas.

 A capacitação, que tem o apoio do Ministério Público do Trabalho, é voltada preferencialmente a bacharéis e profissionais do Direito, pesquisadores e ativistas em Direitos Humanos. Ele acontecerá no período de 30 de março a 03 de abril, das 09h às 17h45, no Instituto de Economia da UNICAMP. O curso também será oferecido em horários alternados na sede do PPG Interinstitucional San Tiago Dantas em Relações Internacionais, em São Paulo. A carga horária é de 40 horas. Haverá emissão de certificado aos participantes.

O curso visa proporcionar uma formação multifacetada que ofereça bases para a defesa, reparação e promoção dos Direitos Humanos, seja pelos instrumentos jurídicos, políticas públicas e ativismo social, sob a temática “Uma compreensão ampla e multifacetada dos Direitos Humanos, a partir de formação multidisciplinar para a atuação judicial e extrajudicial”.

Serão tratados temas como: a história das instituições e das principais normativas de direito internacional dos direitos humanos, as relações entre direito internacional dos direitos humanos e direito interno, a promoção dos direitos humanos: reflexão sobre práticas e problemas, análises e reflexões teóricas sobre temas transversais como Democracia, liberdades públicas, não discriminação, Estado, justiça de transição e políticas de memória, direitos sociais e do trabalho, interseccionalidades: gênero, orientação sexual, raça, classe (ou desafios das interseccionalidades para o litígio judicial), meio-ambiente, trabalho e população, sistema judicial, políticas públicas e efetividade de direitos e pobreza e sofrimento social.

A coordenação acadêmica ficará a cargo dos professores Andrei Koerner (UNICAMP – CEDEC) e Paulo César Endo (GDH/IEA-USP).

Para mais informações, acesse o link: https://bit.ly/324OlWi

O curso foi financiado com verbas de ação civil pública, destinadas pelo MPT.

Imprimir