MPT e TRT-15 realizam evento sobre conciliação e mediação de conflitos trabalhistas
Encontro reunirá operadores do direito e mediadores na sede do MPT em Campinas para debater soluções consensuais de conflitos e a cultura da paz
CAMPINAS (SP) - O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), promoverá no próximo dia 28 de agosto, a partir das 9h, o simpósio “Conciliação e Mediação: diálogos que frutificam”, que debaterá a importância dos métodos consensuais na solução de conflitos trabalhistas e o fortalecimento de práticas jurídicas focadas na pacificação social. O evento acontecerá no auditório da sede do MPT em Campinas, localizado na Rua Pedro Anderson, 91, bairro Taquaral.
O painel de abertura abordará o tema “Protagonismo dos Cejuscs-JT para promoção da cultura da paz”, conduzido pela presidente do TRT-15 e coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), Ana Paula Pellegrina Lockman. Na sequência, a palestra “Conciliação Trabalhista Judicial e Extrajudicial” será apresentada pela desembargadora e vice-coordenadora do Nupemec, Ana Claudia Torres Vianna.
O evento também dará destaque às especificidades da atuação institucional do MPT por meio do NUPIA (Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição) com a palestra “Mediação no MPT”, a ser proferida pela advogada e mediadora do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML), Renata Adri Porto. O encerramento do ciclo de palestras abordará “O papel do advogado na mediação”, com exposição do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru, Thiago Munaro.
O encontro destina-se a magistrados, procuradores, advogados, sindicalistas, estudantes de Direito e demais interessados na temática da conciliação e mediação na solução de conflitos trabalhistas. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo link: https://link.mpt.mp.br/nHjA5cI