Centro de pesquisas construído com verba destinada pelo MPT é inaugurado em Presidente Prudente (SP)

Prédio do CEETAS, no campus da UNESP, passa a funcionar como local de pesquisa e educação nas áreas de Geografia do Trabalho, Geografia da Saúde e Ambiental

Presidente Prudente (SP) - Nessa terça-feira (23/05) foi inaugurado no campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Presidente Prudente, o prédio do Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde (CEETAS), vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, cuja construção foi possível graças à destinação do montante aproximado de R$ 2 milhões pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na edificação de 720m² de área construída funcionará um centro de pesquisas e atividades nas áreas de estudos de Geografia do Trabalho, Geografia da Saúde e Ambiental, sendo também um local de formação continuada de pesquisadores, docentes e alunos da universidade.

A estrutura contará com laboratórios de análises ambientais e de produção midiática, espaço multiuso para apresentações e exposições, além de dependências voltadas ao ensino e pesquisa.

Uma das linhas de estudo iniciadas pelo CEETAS tem relação com a prática da monocultura de cana-de-açúcar associada ao “modelo químico dependente”, ou seja, o uso dos agrotóxicos, e seu impacto na segurança e saúde coletiva dos trabalhadores e no meio ambiente.

Os projetos que serão empreendidos no prédio do CEETAS têm como finalidade produzir conhecimento científico que gerem subsídios para a criação e implementação de políticas públicas em benefício do trabalho decente e da educação de trabalhadores, famílias e estudantes.

”Estudar a sociedade capitalista e oferecer entendimentos críticos nos requer muita dedicação, preparo, coragem e vontade para se somar aos coletivos, construir interlocução, conhecimentos renovados e emancipadores. Nossa trajetória profissional, na docência, na pesquisa e na extensão é uma só, não se separa e só tem sido possível porque temos tido ao longo de mais de 3 décadas, como é meu caso, apoios e participações diferenciadas, a começar pelos órgãos de fomento, pelas instituições públicas e, especialmente, pelas pessoas que conhecemos, convivemos e somamos e aprendemos juntos”, disse durante discurso o professor dr. Antonio Thomaz Junior, um dos fundadores do CEETA.

Para a procuradora Renata Crema Botasso, do MPT em Presidente Prudente, a iniciativa trará benefícios sociais importantes para a região. “O MPT acredita no importante trabalho realizado pela academia, no sentido de trazer estudos, realidades e soluções para o mundo do trabalho, que se encontra cada vez mais vulnerável, em especial, as categorias de trabalhadores, que geralmente representam o lado mais fraco. Por isso se faz cada vez mais necessária a participação de atores sociais que vão além das instituições jurídicas de garantia de direitos”, afirma.

O evento de inauguração teve a presença da procuradora Renata Crema Botasso, do MPT em Presidente Prudente, da vice-reitora da UNESP, Maysa Furlan, da diretora e do vice-diretor da FCT, Cristina Baron e Ricardo Pires de Paula, dentre outros convidados da universidade e da sociedade civil.

Imprimir