Fórum de Promoção da Liberdade Sindical da 15ª Região realiza encontro em Presidente Prudente (SP)

Reunião plenária é a primeira que acontece fora de Campinas; objetivo é levar o debate para outras localidades do estado de São Paulo

Presidente Prudente (SP) - O Fórum de Promoção da Liberdade Sindical da 15ª Região realizou nessa segunda-feira (18/03) a primeira reunião plenária fora da cidade de Campinas, como forma de levar os debates acerca da atuação sindical para outras localidades do interior de São Paulo. O encontro aconteceu no auditório da OAB, em Presidente Prudente (SP).

A reunião foi presidida pela procuradora e gerente nacional do projeto “Liberdade Sindical sob a ótica dos atos antissindicais”, Lia Magnoler Guedes de Azevedo Rodriguez, que também palestrou sobre o custeio da atividade sindical e a sua relação com a atuação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na oportunidade, representantes de centrais sindicais, sindicatos e federações puderam debater a respeito do financiamento sindical após a decisão do STF sobre o Tema 935, assunto este que foi amplamente debatido a partir da exposição do advogado Cristiano Brito Alves Meira, que falou sobre os desafios e perspectivas do sindicalismo após o posicionamento atual do STF.

Palestraram sobre atualidades e perspectivas do movimento sindical Paulo Oliveira, diretor da Central dos Sindicatos Brasileiros, e César Augusto de Mello, advogado da Força Sindical.

As procuradoras Renata Botasso e Vanessa Martini, do MPT em Presidente Prudente, também participaram do evento.

“Consideramos importante para o fortalecimento do movimento sindical que o Fórum realize reuniões plenárias em localidades diversas do estado de São Paulo, com a finalidade de aproximar as entidades sindicais, envolver os dirigentes locais nas atividades do Fórum e, assim, dar maior eficácia à organização do meio sindical. A participação de todos os envolvidos é imprescindível para garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirma Lia Magnoler.

O Fórum pretende realizar 4 plenárias neste ano. Além de Presidente Prudente, serão realizados encontros presenciais em Bauru e São José dos Campos, e um encontro híbrido em Campinas.

Sobre o Fórum - O Fórum é um espaço permanente de discussões, criado em outubro de 2019, com o objetivo de dialogar e avançar em uma efetiva liberdade para atuação de sindicatos no âmbito da 15ª Região, circunscrição da Justiça do Trabalho que abrange 599 municípios do interior paulista, contribuindo para a defesa dos direitos dos trabalhadores, a participação da classe na construção de entidades sindicais representativas e o fortalecimento sindical, a partir do engajamento dos trabalhadores.

Além do Ministério Público do Trabalho, integram o fórum as centrais sindicais Força Sindical, CSB, CTB , CUT, UGT e Nova Central Sindical, assim como diversas entidades sindicais localizadas em cidades do interior do estado de São Paulo, inclusive de grau superior.

Imprimir