Membros do MPT são homenageados pelo TRT-15

Procuradora-chefe do MPT em Campinas, vice-procurador-chefe eventual da Regional e presidente da ANPT são agraciados com honrarias pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho

Campinas (SP) - Três membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) foram homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) nessa quinta-feira (14/03), na cerimônia de Abertura do Ano Judiciário 2024, que marca, de forma simbólica, o início dos trabalhos daquela corte trabalhista.

A procuradora-chefe do MPT na 15ª Região, Alvamari Cassillo Tebet, foi laureada com o Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, enquanto o vice-procurador-chefe eventual da Regional, Nei Messias Vieira, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antônio Vieira, receberam a Medalha de Ouro.

A solenidade aconteceu no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no edifício-sede judicial, em Campinas, com a condução do presidente da corte, desembargador Samuel Hugo Lima, reunindo, além de membros da magistratura e do Ministério Público, convidados do mundo jurídico, político, acadêmico e empresarial. Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estão a vice-presidente da ANPT, Lydiane Machado e Silva, a desembargadora do TRT-2 (SP) e ex-procuradora-chefe do MPT em Campinas, Catarina Von Zuben, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, Bruno José Perusso, o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Thiago Elias Massad, o presidente da comissão de direito do trabalho da OAB local, representando a 3ª Subseção da OAB Paulista, Fabio Luciano Barbosa, entre outros. 

A lista daqueles que receberam a outorga das comendas incluiu 27 homenageados (16 receberam o Grande Colar e 11 a Medalha Ouro), entre os ilustres, o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Lopes Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras e autor do livro "Não verás país nenhum", ganhador do Prêmio Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA) de melhor livro latino-americano publicado na Itália em 1983.

Além dos membros do MPT, estão entre as personalidades agraciadas com as honrarias a ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral, a desembargadora do TRT-2 (SP) Beatriz de Lima Pereira, a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Salise Monteiro Sanchotene, o conselheiro do CNJ Richard Pae Kim, o jurista e professor Luiz Guilherme Marinoni, o desembargador-ouvidor do TRT-4 (RS) Clóvis Fernando Schuch Santos, entre outros. Três instituições beneficentes receberam a honraria Grande Colar (Centro Promocional Tia Ileide, Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil – Gpaci, e Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Paica).

Sobre a homenagem - A outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região objetiva exaltar os méritos e a dedicação daqueles que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho. Desde 1992, quando foi criada, os desembargadores do TRT-15 homenageiam personalidades e autoridades com as duas maiores honrarias da corte. O Grande Colar é destinado a personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições, nacionais ou estrangeiras. Já a Medalha Ouro tem como escopo prestigiar governantes, juízes, dirigentes, personalidades legislativas, científicas, sociais ou profissionais e servidores públicos, em geral, e da Justiça do Trabalho. 

Tradicionalmente, a entrega da comenda ocorre no mês de março, durante a solenidade de Abertura do Ano Judiciário.

Com informações do TRT-15

Imprimir