UNICEF e MPT reconhecem oito municípios do litoral sul de São Paulo pelos avanços na proteção de crianças e adolescentes

De 2020 a 2022, iniciativa Crescer com Proteção contribuiu para implementação de políticas públicas e mobilização de adolescentes e jovens da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Sorocaba - Nesta quinta-feira (28), o UNICEF e o MPT reuniram representantes de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente para reconhecer os municípios pelos avanços conquistados e celebrar os resultados alcançados por meio do Crescer com Proteção, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga.

Implementado entre 2020 e 2022 nos oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, o Crescer com Proteção tem por objetivo proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos para a oferta de serviços especializados.

“Após dois anos trabalhando com os municípios do Crescer com Proteção, fica a certeza do enorme potencial da região para trabalhar de forma intersetorial e garantir que nenhuma criança ou adolescente seja vítima de violência. Priorizar os direitos de meninas e meninos significa construir cidades melhores para todos”, afirma Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

No decorrer dos meses, a iniciativa contribuiu para enfrentar as violências sexual, online, doméstica, letal e o trabalho infantil por meio de cinco pilares de atuação: prevenção de violências, proteção na primeira infância, Busca Ativa Escolar, engajamento e mobilização de adolescentes e jovens, sensibilização e conscientização comunitária e geração de evidências para melhoria de políticas públicas.

“O Crescer com Proteção mostrou-se uma importante ferramenta de conscientização e de fomento à criação de políticas públicas de proteção à infância e à adolescência nos municípios do litoral sul paulista, empreendendo ações relevantes junto aos entes públicos e trabalhando o senso crítico nos jovens, formando-os para se tornarem multiplicadores dessa nobre causa contra todo e qualquer tipo de violência. O MPT se orgulha de ser um dos apoiadores dessa iniciativa”, destaca Gustavo Rizzo Ricardo, procurador do trabalho.

Entre os avanços alcançados, estão o estabelecimento de planos e mecanismos de monitoramento dos índices de violência, a estruturação de fluxogramas de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, além da capacitação de mais de 500 profissionais de assistência social, educação, saúde, polícias civil e militar, que passaram a identificar, encaminhar e atender crianças e adolescentes de forma integrada e intersetorial.

O Crescer com Proteção também influenciou e apoiou a construção de Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI) e a implementação da Semana do Bebê, ambas iniciativas estão sendo adotadas pelos oito territórios beneficiados. Além disso, mais de 300 profissionais de educação, assistência social e saúde foram capacitados na estratégia de Busca Ativa Escolar, que foi aderida por sete dos oito municípios participantes da iniciativa.

Também foram conquistados avanços na mobilização juvenil, com a criação de Núcleos de Cidadania de Adolescentes e Jovens (Nucas) nas oito cidades participantes, alcançando mais de 750 adolescentes e jovens entre mobilizadores e impactados. Na sensibilização comunitária, mais de 80 milhões de pessoas receberam mensagens sobre prevenção de violências e a importância da promoção de oportunidades que protegem por meio de filmes na TV, programas de rádio, cartazes e ativações em plataformas digitais.

Sobre os parceiros - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.A Agenda Pública é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) com o propósito de tornar os serviços públicos brasileiros “mais inteligentes, simples e humanos”. Com mais de 10 anos de atuação, busca identificar soluções para grandes problemas públicos brasileiros, um trabalho reconhecido por prêmios como Empreendedor Social Folha 2015 e Fundação Schwab/Fórum Econômico Mundial 2016. O Instituto Camará Calunga tem como principal objetivo defender e promover os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. Atua em processos de formação a partir da realidade de seus participantes, desenvolvendo questões como coletividade, cidadania e pensamento crítico. Seu trabalho, reconhecido internacionalmente, foi condecorado com o XVIII Prêmio Nacional de Direitos Humanos, o 11º Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos e o 8º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos. É apoiado por organizações públicas e privadas.

Imprimir