Parceria com Santuário Nacional de Aparecida conscientiza as crianças sobre os males do trabalho infantil

MPT e TRT-15 se reúnem na 1ª Romaria do Terço das Crianças, em uma ação em conjunto com os Devotos Mirins

Aparecida (SP) - Dando continuidade às atividades realizadas no mês de outubro durante as celebrações dos dias da Padroeira do Brasil e das Crianças (12 de outubro), equipes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) voltaram ao Santuário Nacional de Aparecida no começo de dezembro para nova campanha voltada à promoção do combate ao trabalho infantil no Brasil. Nos dias 1º e 3 de dezembro, procuradores e magistrados realizaram ações de conscientização durante a 1ª Romaria do Terço das Crianças.

No evento do dia 1º de dezembro, o desembargador João Batista Martins Cesar foi à Aparecida dialogar com as crianças durante o evento intitulado "Momento de brincadeira e lanche", ocorrido no centro de eventos do Santuário, com realização dos Devotos Mirins. Foram distribuídas aos participantes camisetas da campanha temática "ChegaDeTrabalhoInfantil", produzidas pelo MPT. "Por meio de linguagem lúdica, procuramos alertar as crianças sobre os efeitos perigosos e danosos mental, física, social e moralmente do trabalho infantil", destaca o desembargador. 

No sábado (3/12), o procurador regional Ronaldo Lira, em conjunto com o juiz coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência de São José dos Campos, Adhemar Prisco da Cunha Neto, participou do Terço das Crianças, celebrado às 14h, na Basílica Nacional, e concedeu entrevista à TV Aparecida para falar sobre a ação. “A parceria com o Santuário Nacional é uma oportunidade de levar a mensagem de erradicação do trabalho infantil às pessoas em todo o país. Esperamos que ela se frutifique e cresça cada vez mais”, afirma o procurador.

Outras ações em 2022 -Além das ações em dezembro, MPT, TRT-15 e Santuário de Aparecida realizaram em 12 de outubro, Dia da Padroeira do Brasil e das Crianças, a leitura de uma carta aberta para alertar os cidadãos sobre as mazelas do trabalho infantil. Nos dias 13 e 14 mês de outubro, no auditório Padre Noé Santillo, profissionais de direito, da educação e cidadãos em geral participaram de um Seminário Presencial de Combate ao Trabalho Infantil, com a participação dos maiores especialistas brasileiros no assunto.

Com informações do TRT-15

Imprimir