Treze municípios da região de Ribeirão Preto aderem ao projeto “MPT na Escola”

Capacitação de educadores busca o combate ao trabalho infantil dentro da sala de aula, por meio da conscientização de pais e alunos; anuíram Altinópolis, Colômbia, Cravinhos, Guaíra, Ituverava, Luiz Antônio, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pitangueiras, Pontal, Sales de Oliveira, Sertãozinho e Taquaral

 

Campinas – Nessa quinta-feira (14) procuradores do Ministério Público do Trabalho ministraram em Ribeirão Preto a primeira oficina de formação para educadores do projeto “MPT na Escola”, com a participação de representantes dos órgãos de ensino dos municípios de Altinópolis, Colômbia, Cravinhos, Guaíra, Ituverava, Luiz Antônio, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pitangueiras, Pontal, Sales de Oliveira, Sertãozinho e Taquaral. Os representantes das 13 cidades receberão material didático e orientações para desenvolver a temática “trabalho infantil” nas escolas municipais e comunidades em seu entorno, de forma a combater a prática.

Além da coordenadora da Coordinfância na 15ª Região, Regina Duarte da Silva, o coordenador nacional do projeto “MPT na Escola” e procurador-chefe do MPT no Ceará, Antonio de Oliveira Lima, participou da capacitação. O principal objetivo do projeto é erradicar o trabalho irregular de crianças e adolescentes e acabar com a evasão escolar, conscientizando alunos e pais da importância dos estudos, do brincar e da preservação da saúde física, metal e social da criança.

O Estado de São Paulo é o mais rico e desenvolvido da Federação em termos socioeconômicos, mas mesmo assim, é palco frequente do trabalho infantil. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada dez crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, um trabalha. A situação não se restringe a uma determinada região ou atividade. O trabalho irregular de menores de 18 anos é uma dura realidade no contexto paulista. Ainda segundo o estudo do IBGE, na faixa dos 10 aos 13 anos, cerca de 70 mil crianças trabalham em São Paulo.

Imprimir