Procuradores do MPT são agraciados com a Ordem do Mérito Judiciário

Ronaldo Lira, do MPT em Campinas, e Márcia Aliaga, do MPT em Santa Catarina, foram homenageados por prestarem relevantes serviços à sociedade

Campinas (SP) - Na tarde dessa quinta-feira (16/03), dois representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) foram agraciados com a Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, durante a cerimônia de Abertura do Ano Judiciário no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

O procurador regional do Trabalho Ronaldo José de Lira, do MPT em Campinas (15ª Região), recebeu a honraria do Grande Colar, e a procuradora regional do Trabalho Márcia Cristina Kamei Lopez Aliaga, do MPT em Santa Catarina (12ª Região), foi homenageada com a Medalha Ouro.

No total, 21 autoridades foram homenageadas. “O objetivo é prestar nosso reconhecimento a pessoas e entidades que, de alguma forma, trabalharam para a transformação do seu lugar em um mundo melhor e mais justo para o próximo. Assim, cumprimentamos todos os homenageados”, afirmou o presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima, no discurso de abertura.

As homenagens têm como objetivo agraciar autoridades, personalidades, pessoas naturais ou jurídicas e instituições nacionais ou estrangeiras, que por seus méritos ou relevantes serviços prestados à cultura jurídica, à sociedade ou à justiça do trabalho, se fizeram merecedoras dessa especial distinção. Os homenageados tiveram seus currículos previamente apreciados e aprovados pelo Pleno da Corte em sessão administrativa realizada no início de dezembro de 2022.

Na cerimônia, a outorga das comendas foi realizada pelo desembargador proponente da homenagem, entregue diretamente ao agraciado por ele indicado. O Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário foi entregue ao procurador regional Ronaldo Lira pelo desembargador Orlando Taveira. Lira foi um dos procuradores do MPT responsáveis pela análise e destinação das indenizações coletivas do caso Shell-Basf a projetos e entidades, que investiram o montante em iniciativas com grande impacto social, como o Barco Hospital Papa Francisco, que faz atendimento médico a comunidades ribeirinhas na Bacia do Baixo Amazonas; o IOU (Instituto de Otorrinolaringologia & Cabeça e Pescoço), um dos maiores hospitais do Brasil nessa especialidade, localizado na UNICAMP; centros de pesquisa contra o câncer, no Instituto Boldrini e no Hospital de Amor; além de hospitais, unidades de saúde, novas alas hospitalares e outros projetos de pesquisa. Atualmente, Lira é coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Integração do 1º e 2º Grau (COORDINTEGRAÇÃO) e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Comunicação (SECOM).

“Estou muito feliz com a homenagem concedida, e eu a estendo a todos os procuradores do Ministério Público do Trabalho que, diuturnamente, trabalham com dedicação e afinco na busca de uma sociedade mais justa e na garantia dos direitos sociais”, afirma o procurador

Os desembargadores Manuel Carlos Toledo Filho e Eleonora Bordini Coca homenagearam a procuradora regional Márcia Kamei Lopez Aliaga, do MPT em Santa Catarina, com a Medalha Ouro do Mérito Judiciário. Além de ter atuado no caso Shell-Basf, quando estava lotada em Campinas, Márcia ocupa atualmente a função de coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), atuando em questões essenciais ligadas à saúde e segurança dos trabalhadores.

Também foram agraciados com as comendas a ministra Morgana de Almeida Richa, do Tribunal Superior do Trabalho, a presidente da OAB-SP, Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo, a vice-corregedora do TRT da 4ª Região, Laís Helena Jaeger Nicotti, além de juízes, auditores fiscais, advogados, jornalistas e entidades de grande relevância social, dentre outros.

Fotos: Paulo Arantes/Comunicação TRT-15

Imprimir