Dimas Moreira da Silva é reconduzido ao cargo de procurador-chefe do MPT Campinas para o biênio 2021-2023

Eleito por aclamação, procurador-chefe teve sua gestão marcada pela aquisição de sedes definitivas para as Procuradorias interiorizadas e pela otimização da gestão financeira e orçamentária

Campinas - Nessa sexta-feira (27/08), o Colégio de Procuradores do MPT Campinas (Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região) elegeu, por aclamação, Dimas Moreira da Silva para permanecer por mais dois anos no cargo de procurador-chefe para o biênio 2021-2023. Quarenta e seis de um total de 62 membros da Regional se manifestaram pela recondução. A eleição por aclamação é um marco inédito na 15ª Região.

A partir da decisão colegiada, confirmada pela presidente da Comissão Eleitoral da PRT-15, Renata Piaia Petrocino, Dimas Moreira da Silva ficará à frente do MPT Campinas até setembro de 2023.

O procurador regional do Trabalho Dimas Moreira da Silva é formado em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade de Taubaté. Foi contabilista e advogado, tendo ocupado os cargos de vice-presidente e presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pindamonhangaba, sua cidade natal.

Dimas ingressou na carreira do Ministério Público do Trabalho em 1996, inicialmente lotado na Regional do Rio de Janeiro, removendo-se para a sede da 15ª Região, em Campinas, no ano seguinte.

A atuação do procurador foi destacada, principalmente, pela busca do trabalho decente no ambiente rural. Dimas participou ativamente de atuações emblemáticas do MPT, como aquelas que encerraram as falsas cooperativas de trabalho em lavouras de laranja, que coibiram o uso de mão de obra escrava no corte de cana e contribuíram para a regularização do transporte de trabalhadores rurais.

Foi eleito procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região para o biênio 2019-2021, e reconduzido ao mesmo cargo para o biênio 2021-2023. Durante o primeiro período da sua gestão formalizou a aquisição de sedes próprias para 6 Procuradorias do Trabalho em Municípios (PTMs), respectivamente Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, São José dos Campos e Sorocaba.

Além da aquisição de sedes definitivas para as PTMs, o procurador-chefe e sua equipe tomaram outras medidas para otimização da gestão orçamentária e financeira, como a readequação de contratos em função da pandemia, o que trouxe grande economia ao erário público. Dimas também priorizou a boa gestão do patrimônio institucional e a saúde coletiva de membros e servidores, por meio da criação de programas voltados à qualidade de vida no trabalho, entre outras realizações.

Os próximos passos da gestão serão a contratação de projetos para adequação dos imóveis adquiridos, além do chamamento público para aquisição de imóvel mais adequado para sediar a Procuradoria em São José do Rio Preto.

A Procuradoria do Trabalho na 15ª Região abrange 599 municípios do interior do Estado de São Paulo e litoral norte paulista, estando localizada em uma das regiões mais desenvolvidas economicamente do país. Além da sede, em Campinas, possui unidades interiorizadas em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Imprimir