Barco-hospital “Papa Francisco” completa 2 anos de atividades com mais de 150 mil atendimentos médicos

Projeto nasceu a partir de verba destinada pelo MPT e pelo TRT-15 no notório caso Shell-Basf

Campinas - O barco-hospital “Papa Francisco”, projeto da Fraternidade São Francisco de Assis para a Providência de Deus beneficiado com verba proveniente do caso Shell-Basf, completa nessa terça-feira (17/08) dois anos de atividades com um saldo de 37 expedições e mais de 150 mil atendimentos médicos realizados nas comunidades ribeirinhas da região do Baixo Amazonas (PA), que possui uma população de 675 mil habitantes. A verba para a construção do barco-hospital foi destinada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15).

O caso Shell/ Basf foi finalizado com um acordo histórico, homologado em 2013 pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que envolveu o Ministério Público do Trabalho e as empresas Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Química) e Basf S/A. A conciliação pôs fim à ação civil pública ajuizada pelo MPT na 2ª Vara do Trabalho de Paulínia. Uma indenização de R$ 200 milhões foi destinada a diversos projetos de pesquisa, prevenção e tratamento da saúde.

Em 24 meses de atividade, o barco-hospital realizou o atendimento gratuito a comunidades nas cidades de Óbidos, Almerim, Aveiro, Porto de Móz, Itaituba, Santarém, Faro, Juruti, Oriximiná, Monte Alegre, Prainha, Curuá, Terra Santa e Alenquer.

Contabilizam-se 38 mil consultas, 52 mil exames de diagnóstico, 6 mil procedimentos odontológicos, 1500 procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade (incluindo partos), 20 mil medicamentos distribuídos, além do acolhimento social de milhares de pessoas em condições de pobreza extrema, com mais de 25 mil refeições servidas. Durante a pandemia, a equipe do barco-hospital também priorizou o atendimento de prevenção e tratamento da covid-19. 

“Nós cruzamos caminhos com pessoas que possuem a mesma convergência de esforços. Como o rio Amazonas tem seus afluentes, o barco-hospital Papa Francisco é fruto da dedicação e do trabalho de várias pessoas, que começaram fazendo o necessário, depois o possível, e tornaram realidade o que era impossível”, afirma o representante da Fraternidade, Frei Francisco Belotti, fazendo citação ao fundador da ordem franciscana, São Francisco de Assis.

Para as visitas domiciliares e idas aos centros de encontros, em todas as comunidades que receberam o barco-hospital, foram utilizadas duas “ambulanchas” para o atendimento preventivo, de cuidados e tratamento.

"A atuação do barco nesses dois anos foi fundamental para a saúde pública do Estado, principalmente para o enfrentamento contra a covid-19. Por onde esse barco passou foram distribuídos saúde, alimento, medicamento e amor. Isso prova que, se cada um de nós fizer um pouco, conseguiremos mudar a vida das pessoas. Os resultados obtidos pelo projeto é motivo de muito orgulho para nós do MPT", disse o procurador Ronaldo Lira, um dos responsáveis pelas destinações do caso Shell-Basf.

Outras embarcações – Os impactos positivos do barco-hospital “Papa Francisco” evidenciaram a necessidade de ampliar o oferecimento de serviços de saúde às comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, nascendo a ideia da construção do barco-hospital “São João Paulo II”.

Utilizando verba residual do caso Shell-Basf, unido à verba adicional advinda de ação trabalhista na Regional do Pará do MPT, o barco transformou-se em realidade no ano de 2020, possibilitando a ampliação dos serviços de dermatologia, odontologia e também de leitos de internação após procedimentos realizados no barco-hospital “Papa Francisco”.

A partir de 2022, indígenas, quilombolas e ribeirinhos do Amazonas também vão poder contar com uma terceira embarcação, também a partir de verba trabalhista destinada pelo MPT no Amazonas para a construção do barco-hospital “São João XXIII”. A estrutura já está pronta, e nos próximos meses serão instalados os equipamentos para viabilizar os atendimentos médicos. Segundo a Fraternidade, a intenção é inaugurá-lo até o final de 2021. São 48 metros de comprimento com 4 pisos, do tamanho de um navio, para ser capaz de suprir demandas dessas populações, desde o atendimento básico até alta complexidade.

Outras destinações do caso Shell-Basf - Além da verba destinada para a construção do barco-hospital “Papa Francisco”, em um total de R$ 25 milhões, foram beneficiados o Hospital de Câncer de Barretos, o Centro Infantil Boldrini, a Associação Ilumina de Piracicaba, o Hospital Estadual de Sumaré, a Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto (Fupeme), a Universidade Federal da Bahia, a Fundacentro e a Fundação Área de Saúde de Campinas (Fascamp).

Com informações da Fraternidade São Francisco de Assis para a Providência de Deus e do TRT-15

Imagens: Fraternidade São Francisco de Assis para a Providência de Deus

Imprimir