Doação do MPT fortalece o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Presidente Prudente

Escrito por ASCOM em .

Em preparação para mês temático, Ministério Público doa livros educativos para Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação

Presidente Prudente (SP) - Na última sexta-feira (26/04), o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou a entrega oficial de 360 exemplares de livros educativos para as Secretarias de Assistência Social e de Educação da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (SP). O material será encaminhado aos professores, que utilizarão o conteúdo em sala de aula com os estudantes da rede municipal de ensino para conscientizar e fortalecer o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  

A procuradora Renata Botasso entregou às secretárias Clélia Tomazini (SAS) e Marta Oliveira (SEDUC) 150 exemplares do livro "Pipo e Fifi – Ensinando proteção contra a violência sexual" e 210 exemplares de "Meu corpo, meu corpinho", ambos adquiridos com recursos do MPT e distribuídos para as Secretarias. Também foi entregue um exemplar da obra "A Coleção do Zeca", para análise do conteúdo pela equipe da SEDUC, a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A iniciativa do MPT surgiu durante os encontros da comissão do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que discute políticas públicas eficazes para a proteção de crianças e adolescentes, no qual foram apresentados os trabalhos realizados pelas secretarias municipais no que diz respeito à escuta especializada e a identificação de comportamentos que indiquem necessidade de ajuda, bem como as formações para profissionais em contato direto com as crianças e como o conteúdo do material adquirido auxilia o trabalho.

A entrega dos livros é parte das atividades previstas para a campanha do dia 18 de maio, Dia do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, enfatizando a importância da educação e da conscientização como meios de proteção.

O material educativo possibilita que a SAS e a SEDUC ampliem as iniciativas de sensibilização nas escolas e outros espaços, equipando as crianças com conhecimento e ferramentas para reconhecer e se proteger de situações de abuso.

Com informações da Prefeitura de Presidente Prudente

Imprimir